Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9017
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 20 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da natureza
Other Titles: Alan Marcos Silva de Rezende - Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem as pesquisas brasileiras?
Alanne de Jesus Cruz - Aproximações entre neurociência cognitiva e jogos matemáticos: base metodológica para o Século XXI
Aleilson da Silva Rodrigues - O teatro científico na sala de aula: um balanço da produção acadêmica
Alexandre Rodrigues da Conceição - A importância do laboratório de ciências no processo de ensino e aprendizagem
Andre Ricardo Lucas Vieira - Mapas conceituais como estratégia inovadora no processo de ensino e aprendizagem em matemática: aspectos práticos na formação do docente em pedagogia
Andriele Coraiola de Souza - Um estudo das ações de licenciandos em química ao planejar aulas experimentais
Antônio Robert Chagas Conceição - Uma investigação sobre a relação de alunos do ensino médio com a disciplina matemática
Bruno Meneses Rodrigues - O bioetanol como tema gerador para o ensino da função álcool
Crislaine Suellen Santos de Araujo - Concepções e práticas pedagógicas dos professores de ciências de escolas municipais de Aracaju-SE a respeito da educação ambiental
Cristiane Simões Oliveira - A sequência de ensino por investigação (sei) como prática didática facilitadora da aprendizagem no ensino de ciências
Cristiane Simões Oliveira - Metodologia de projetos: uma estratégia facilitadora da aprendizagem no ensino de ciências nas séries iniciais
Cristiano Marinho da Silva - Relacionando situações de fracasso escolar em matemática à aprendizagem do tipo queijo suíço
Daiane de Santana Santos - Uma investigação sobre prescrições do movimento da matemática moderna nas revistas pedagógicas que circularam no estado de São Paulo na década de 60
Daniela Fontes - Dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no aprendizado das operações com frações
Degenaura Gomes de Andrade Stefaniu - Reflexões sobre o ensino de educação ambiental
Eduardo Keidin Sera - O ensino de estatística nos currículos da educação básica
Eressiely Batista Oliveira Conceição - Proposta neurocognitiva de concepções de alfabetização científica no ensino fundamental sobre conhecimentos prévios dos alunos
Erica Costa Alves - Sensibilização através da educação ambiental no ensino fundamental
Fernanda Viana dos Santos - Uma proposta para o ensino de fração nos anos 1920
Gardenia Oliveira Muniz - A contribuição do estágio de observação na formação de professores em curso de licenciatura em biologia
Gisleine Souza da Silva Oliveira - Estágio supervisionado em ensino de química real e ideal por licenciandos
Isabela Neto da Silva Paes - Saberes dos estudantes em tempo integral sobre o Rio Doce
Jaime Ewerton Tenório Santos - Confecção de sólidos geométricos com materiais manipuláveis
Jaime Rodrigues da Silva - Investigando a experimentação presente nos livros didáticos de ciências disponíveis pelo PNLD/2016-2017 através do conteúdo de funções inorgânicas
Janayna Bispo Santana - Processo de formação de um(a) pesquisador(a) em história da educação matemática: um caso de Sergipe
Javan Sami Araújo dos Santos - Programa Nacional do Livro Didático e o livro didático de ciências na perspectiva do auxílio ao ensino
Jefferson dos Santos Ferreira - Os saberes aritméticos na revista do ensino primário do estado da Bahia (1892-1893)
Joana Kelly Souza dos Santos - Apropriação dos princípios do método intuitivo de Calkins nos saberes geométricos em periódicos a escola (Pará, 1900)
João Paulo Mendonça Lima - Importância da disciplina ferramentas computacionais para o ensino de química na formação inicial de professores
Jorge Ramos de Sousa - (Re)desenho de tarefas como alternativa para potencializar o conhecimento didático-matemático de professores do ensino fundamental II
Jose Antônio de Oliveira Júnior - Objetos virtuais de aprendizagem para ensino de geometria no ensino médio integrado do Instituto Federal do Pará - Campus Itaituba
José Affonso Tavares Silva - Multiculturalismo e currículo de ciências
José Wesley Ferreira - O ensino de química no referencial curricualar do estado de Sergipe: qual sua importância para sociedade e como é apresentado na perpectiva da SEED/SE
Josélia dos Santos - Uso(s) do jogo bobeou... dançou... para abordar diferentes conteúdos matemáticos
Juliana de Souza Paula - As praxeologias do ensino de pontos notáveis de um triângulo presentes no livro didático de matemática do 8º ano do ensino fundamental
Juliana Prudente Souza Nascimento - Avaliação da perspectiva cts nos livros didáticos do ensino de biologia
Kátia Maria Limeira Santos - Didática da matemática no espaço escolar: uma abordagem na prática docente
Keren Christine Marques Cupertino - Educação ambiental na EJA: leituras da proposta para o ensino de ciências naturais
Kleyfton Soares da Silva - Perspectiva neurocognitiva, psicológica e educacional do desenvolvimento de habilidades visuoespaciais em química
Lana Thais Santos Silva - O uso do FRAC-SOMA no ensino de frações como ferramenta de aprendizagem
Lauane Silva Ferreira - Planejamento em aulas de matemática : entre a teoria e a prática
Lidiany Bezerra Silva de Azevedo - Ensino de ciências por investigação: relatos de experiências a partir de um oficina com alunos de pedagogia
Lilian Raquel Uchoa Silva - A etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da matemática de alunos com dificuldades nos anos iniciais
Liliane Oliveira de Brito - Ensino de ciências por investigação: análise da temática no currículo de pedagogia
Liliane Oliveira de Brito - Ensino de ciências por investigação: explorando seus conteúdos de ensino
Luciano Pontes da Silva - Neurociência e etnomatemática: uma articulação possível?
Luiz Adolfo de Mello - O projeto PIBID/UFS e os objetos educacionais
Maely da Silva Almeida - Orientações para professores primários relacionadas aos saberes elementares aritméticos na revista pedagógica a escola (Sergipe 1925-1927)
Manoel Messias Santos Alves - A educação ambiental e sua aplicação interdisciplinar no ensino fundamental: um estudo das produções do PPGEC/UFSM
Marcos Denilson Guimarães - O ensino do desenho como rubrica de rudimentos: um exame de programas de ensino de São Paulo
Maria Camilla da Silva Santos - Bingo de funções
Maria Eduarda Andrade Lima Martins - A percepção sócioambiental do estuário do rio Capibaribe por estudantes do ensino médio de uma escola estadual em Recife - PE
Maria Girlene da Silva - As contribuições da teoria de van hiele na construção do conceito de área
Maria Rivanusia Santana Mota - A contextualização no ensino de ciências nas teses e dissertações desenvolvidas na UFS no período entre 2000 e 2016
Mariana Passos Dias - Relações com o ensinar e as categorias de ação do professor de matemática
Márcio dos Anjos São Pedro - O Geogebra como ferramenta no escalonamento de sistemas de equações lineares
Monise Santana Oliveira - O uso do apontador laser como instrumento para o ensino de física no ensino médio
Nailys Melo Sena Santos - Relato de experiência: observações da prática docente no estágio supervisionado do ensino de matemática I
Natany Dayani de Souza Assai - Um estudo de caso sobre a aprendizagem docente de um licenciando em química
Renata Carolaine Ribeiro da Silva - Relato de experiências e compreensões sobre vivências em estágio supervisionado em ensino de matemática
Renata Sá de Jesus Barbosa - Primeira experiência na regência de classe: um relato sobre estágio em matemática
Rita de Cassia Braz Neres - A formação continuada de professores da área de ciências da natureza para a interdisciplinaridade
Roberto Carlos Delmas da Silva - Obstáculos epistemológicos e o processo de ensino e aprendizagem da matemática: um olhar para o conceito de equação do 1º grau
Rodrigo Bozi Ferrete - O estágio supervisionado para formação do professor de matemática
Romário Lima Santos - Metodologias de aprendizagem ativa no ensino de física: aprendizagem e engajamento dos discentes
Roque dos Santos Macedo - A aula de matemática: a organização da classe e do conteúdo
Rozimeire Soares de Oliveira Porto - Uma análise documental do pensamento algébrico na perspectiva da Early Algebra
Tamara Melo Santos - Argumentação no ensino de trigonometria em livros didáticos
Teresa Cristina Etcheverria - Adição e subtração: problemas elaborados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Thaynara Vanssa Santos - Uma abordagem sobre transformações química em um experimento com matérias e reagentes do cotidiano
Ulisses Vieira Guimarães - Atitudes com relação à estatística em discentes de graduação da UFS
Valéria de Jesus Padilha - Praxeologia do conteúdo ângulos presente no livro “vontade de saber”
Vitor Gabryel Barbosa Oliveira - Jogo: construindo com funções
Viviane de Jesus Lisboa Aquino - A compreensão da álgebra em função do grau de escolaridade
Williane Costa Ferreira - O scratch como recurso didático para o aprendizado das áreas de figuras planas: contribuições para a educação matemática
Issue Date: Sep-2017
Keywords: Educação
Ensino de matemática
Ensino de ciências
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade"
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 11., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2017. Disponível em: <http://educonse.com.br/xicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 25 set. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9017
Appears in Collections:Anais 2017 - XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_montessori_e_as_orientacoes_para_o_ensino_dos_saberes_matematicos.pdf316,23 kBAdobe PDFView/Open
Aproximacoes_entre_neurociencia_cognitiva_e_jogos_matematicos.pdf298,87 kBAdobe PDFView/Open
O_teatro_cientifico_na_sala_de_aula_um_balanco_da_producao_academica.pdf331,25 kBAdobe PDFView/Open
A_importancia_do_laboratorio_de_ciencias_no_processo_de_ensino_e_aprendizagem.pdf326,37 kBAdobe PDFView/Open
Mapas_conceituais_como_estrategia_inovadora_no_processo_de_ensino_aprendizagem.pdf335,32 kBAdobe PDFView/Open
Um_estudo_das_acoes_de_licenciandos_em_quimica_ao_planejar_aulas_experimentais.pdf466,06 kBAdobe PDFView/Open
Uma_investigacao_sobre_a_relacao_de_alunos_do_ensino_medio_disciplina_matematica.pdf292,66 kBAdobe PDFView/Open
O_bioetanol_como_tema_gerador_para_o_ensino_da_funcao_alcool.pdf309,24 kBAdobe PDFView/Open
Concepcoes_e_praticas_pedagogicas_dos_professores_de_ciencias_de_escolas.pdf359,18 kBAdobe PDFView/Open
A_sequencia_de_ensino_por_investigacao_sei_como_pratica_didatica_facilitadora.pdf359,44 kBAdobe PDFView/Open
Metodologia_de_projetos_uma_estrategia_facilitadora_da_aprendizagem.pdf388,93 kBAdobe PDFView/Open
Relacionando_situacoes_de_fracasso_escolar_em_matematica_a_aprendizagem.pdf283,01 kBAdobe PDFView/Open
Uma_investigacao_sobre_prescricoes_do_movimento_da_matematica_moderna.pdf340,12 kBAdobe PDFView/Open
Dificuldades_dos_alunos_do_6_ano_do_ensino_fundamental_no_aprendizado.pdf330,45 kBAdobe PDFView/Open
Reflexoes_sobre_o_ensino_de_educacao_ambiental.pdf258,94 kBAdobe PDFView/Open
O_ensino_de_estatistica_nos_curriculos_da_educacao_basica.pdf381,31 kBAdobe PDFView/Open
Proposta_neurocognitiva_de_concepcoes_de_alfabetizacao_cientifica.pdf277,25 kBAdobe PDFView/Open
Sensibilizacao_atraves_da_educacao_ambiental_no_ensino_fundamentaal.pdf285,97 kBAdobe PDFView/Open
Uma_proposta_para_o_ensino_de_fracao_nos_anos_1920.pdf383 kBAdobe PDFView/Open
A_contribuicao_do_estagio_de_observacao_na_formacao_de_professores.pdf308,64 kBAdobe PDFView/Open
Estagio_supervisionado_em_ensino_de_quimica_real_e_ideal_por_licenciandos.pdf310,49 kBAdobe PDFView/Open
Saberes_dos_estudantes_em_tempo_integral_sobre_o_rio_doce.pdf280,38 kBAdobe PDFView/Open
Confeccao_de_solidos_geometricos_com_materiais_manipulaveis.pdf272,02 kBAdobe PDFView/Open
Investigando_a_experimentacao_presente_nos_livros_didaticos_de_ciencias.pdf335,28 kBAdobe PDFView/Open
Processo_de_formacao_de_uma_pesquisadora_em_historia_da_educacao_matematica.pdf422,56 kBAdobe PDFView/Open
Programa_nacional_do_livro_didatico_e_o_livro_didatico_de_ciencias.pdf380,36 kBAdobe PDFView/Open
Os_saberes_aritmeticos_na_revista_do_ensino_primario_do_estado_dabahia.pdf342,94 kBAdobe PDFView/Open
Apropriacao_dos_principios_do_metodo_intuitivo_de_calkins_nos_saberes.pdf350,89 kBAdobe PDFView/Open
Importancia_da_disciplina_ferramentas_computacionais_para_o_ensino.pdf367,51 kBAdobe PDFView/Open
Redesenho_de_tarefas_como_alternativa_para_potencializar_o_conhecimento.pdf380,55 kBAdobe PDFView/Open
Objetos_virtuais_de_aprendizagem_para_ensino_de_geometria_no_ensino.pdf241,77 kBAdobe PDFView/Open
Multiculturalismo_e_curriculo_de_ciencias.pdf284,28 kBAdobe PDFView/Open
O_ensino_de_quimica_no_referencial_curricualar_do_estado_de_sergipe.pdf312,72 kBAdobe PDFView/Open
Usos_do_jogo_bobeou_dancou_para_abordar_diferentes_conteudos_matematicos.pdf283,67 kBAdobe PDFView/Open
As_praxeologias_do_ensino_de_pontos_notaveis_de_um_triangulo_presentes_livro_didatico.pdf331,58 kBAdobe PDFView/Open
Avaliacao_da_perspectiva_cts_nos_livros_didaticos_do_ensino_de_biologia.pdf346,77 kBAdobe PDFView/Open
Didatica_da_matematica_no_espaco_escolar_uma_abordagem_na_pratica.pdf288,79 kBAdobe PDFView/Open
Educacao_ambiental_na_eja_leituras_da_proposta_para_o_ensino_de_ciencias.pdf308,02 kBAdobe PDFView/Open
Perspectiva_neurocognitiva_psicologica_e_educacional_do_desenvolvimento.pdf369,86 kBAdobe PDFView/Open
O_uso_do_fracsoma_no_ensino_de_fracoes_como_ferramenta_de_aprendizagem.pdf329,7 kBAdobe PDFView/Open
Planejamento_em_aulas_de_matematica_entre_a_teoria_e_a_pratica.pdf244,3 kBAdobe PDFView/Open
Ensino_de_ciencias_por_investigacaorelatos_de_experiencias_a_partir.pdf307,03 kBAdobe PDFView/Open
A_etnomatematica_no_processo_de_ensino_e_aprendizagem_da_matematica.pdf325,79 kBAdobe PDFView/Open
Ensino_de_ciencias_por_investigacao_analise_da_tematica_no_curriculo.pdf281,45 kBAdobe PDFView/Open
Ensino_de_ciencias_por_investigacao_explorando_seus_conteudos_de_ensino.pdf246,9 kBAdobe PDFView/Open
Neurociencia_e_etnomatematica_uma_articulacao_possivel.pdf400,98 kBAdobe PDFView/Open
O_projeto_pibidufs_e_os_objetos_educacionais.pdf349,76 kBAdobe PDFView/Open
Orientacoes_para_professores_primarios_relacionadas_aos_saberes_elementares.pdf386,54 kBAdobe PDFView/Open
A_educacao_ambiental_e_sua_aplicacao_interdisciplinar_no_ensino_fundamental.pdf403,72 kBAdobe PDFView/Open
O_ensino_do_desenho_como_rubrica_de_rudimentos_um_exame_de_programas.pdf362,05 kBAdobe PDFView/Open
Bingo_de_funcoes.pdf261,27 kBAdobe PDFView/Open
A_percepcao_socioambiental_do_estuario_do_rio_capibaribe_por_estudantes.pdf300,69 kBAdobe PDFView/Open
As_contribuicoes_da_teoria_de_van_hiele_na_construcao_do_conceito.pdf294,27 kBAdobe PDFView/Open
A_contextualizacao_no_ensino_de_ciencias_nas_teses_e_dissertacoes.pdf413,89 kBAdobe PDFView/Open
Relacoes_com_o_ensinar_e_as_categorias_de_acao_do_professor_de_matematica.pdf357,25 kBAdobe PDFView/Open
O_geogebra_como_ferramenta_no_escalonamento_de_sistemas_de_equacoes.pdf305,75 kBAdobe PDFView/Open
O_uso_do_apontador_laser_como_instrumento_para_o_ensino_de_fisica.pdf297,2 kBAdobe PDFView/Open
Relato_de_experiencia_observacoes_da_pratica_docente_no_estagio_supervisionado.pdf299,79 kBAdobe PDFView/Open
Um_estudo_de_caso_sobre_a_aprendizagem_docente_de_um_licenciando_quimica.pdf446,55 kBAdobe PDFView/Open
Uma_caracterizacao_do_processo_de_elaboracao_e_aplicacao_de_atividades.pdf291,19 kBAdobe PDFView/Open
Relato_de_experiencias_e_compreensoes_sobre_vivencias_em_estagio.pdf273,57 kBAdobe PDFView/Open
Primeira_experiencia_na_regencia_de_classe_um_relato_sobre_estagio_matematica.pdf259,08 kBAdobe PDFView/Open
A_formacao_continuada_de_professores_da_area_de_ciencias_da_natureza.pdf296,27 kBAdobe PDFView/Open
Obstaculos_epistemologicos_e_o_processo_de_ensino_e_aprendizagem.pdf306,53 kBAdobe PDFView/Open
O_estagio_supervisionado_para_formacao_do_professor_de_matematica.pdf344,37 kBAdobe PDFView/Open
Metodologias_de_aprendizagem_ativa_no_ensino_de_fisica_aprendizagem.pdf329,7 kBAdobe PDFView/Open
A_aula_de_matematica_a_organizacao_da_classe_e_do_conteudo.pdf290,69 kBAdobe PDFView/Open
Uma_analise_documental_do_pensamento_algebrico_na_perspectiva_da_early_algebra.pdf350,14 kBAdobe PDFView/Open
Argumentacao_no_ensino_de_trigonometria_em_livros_didaticos.pdf289,67 kBAdobe PDFView/Open
Adicao_e_subtracao_problemas_elaborados_por_professoras_dos_anos_iniciais.pdf341,79 kBAdobe PDFView/Open
Uma_abordagem_sobre_transformacoes_quimica_em_um_experimento_com_materias.pdf234,43 kBAdobe PDFView/Open
Atitudes_com_relacao_a_estatistica_em_discentes_de_graduacao_da_ufs.pdf420,95 kBAdobe PDFView/Open
Praxeologia_do_conteudo_angulos_presente_no_livro_vontade_de_saber.pdf263,12 kBAdobe PDFView/Open
Jogo_construindo_com_funcoes.pdf260,32 kBAdobe PDFView/Open
A_compreensao_da_algebra_em_funcao_do_grau_de_escolaridade.pdf341,17 kBAdobe PDFView/Open
O_scratch_como_recurso_didatico_para_o_aprendizado_das_areas_de_figuras_planas.pdf327,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.