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Tipo de Documento: Apresentação
Título: Lombalgia: ações educativas para melhoria da dor e qualidade de vida dos docentes do Estado de Sergipe
Autor(es): Figueiredo, Wasley Pereira Santos
Ribeiro, Bianca Vanessa dos Santos
Cruz, Olivia Maria Carvalho Lopes da
Oliveira, Laís Lima de
Mendonça, Rafaela Gois de
Data do documento: 24-Out-2018
Orientador: Tanajura, Diego Moura
Resumo: A Dor lombar é uma entidade muito prevalente no mundo e gera diferentes intensidades de limitações funcionais em seus portadores. Dentre os fatores de risco, elenca-se o trabalho de professor. Objetivo: Promover a melhora da dor lombar e do autocuidado de professores da rede pública do estado sergipano no que tange à prevenção e aos cuidados paliativos. Métodos: Selecionaram-se 58 professores dos municípios de Frei Paulo (10), Itabaiana (17) e Lagarto (22) mediante aceite de suas escolas, onde em seguida aplicou-se três questionários validados e realizou-se palestras educativas para essa população alvo. Resultados: Maior prevalência feminina (79,31%), sendo a maioria com mais de 5 anos de trabalho (68,96%), casada (56,89%) e portadora de Dor Lombar 32 (55,17%). Destes, 50% tem dor crônica, 68,75% realiza automedicação e apenas 15,62% faz acompanhamento médico. Ainda, 93,76% classificam a dor de moderada à grave, sendo que 84,38% relatam prejuizo no trabalho.Foram realizadas 06 palestras. Conclusões: Foram detectadas elevada prevalência de lombalgia e significativa presença de dor crônica e impacto na qualidade de vida dos professores. Ainda pode-se notar altas taxas de automedicação e baixo acompanhamento médico. Este trabalho reforça a necessidade de educação continuada em ergonomia e Saúde para este público. 84% da população mundial terá pelo menos um episódio durante a sua vida 23% desenvolverá dor crônica -> absenteísmo -> prejuízo socioeconômico Dados potencialmente subestimados -> menos de 60% das pessoas procuram tratamento Diagnóstico etiológico difícil
Palavras-chave: Lombalgia
Professores
Qualidade de vida
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9423
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