Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/951
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A manifestação de sombra na ficção de Alina Paim
Autor(es): Cardoso, Ana Maria Leal
Data do documento: Mai-2010
Abstract: A nossa reflexão acerca da relação entre psicologia e literatura encontra-se embasada em uma conferencia proferida por Jung, em maio de 1922, na Sociedade de Língua e Literatura Alemãs, em que ele aborda a “Relação da Psicologia Analítica com a obra de arte poética”1, destacando que a Psicologia Analítica não se propõe a opinar sobre o valor estético da obra de arte, pois centra suas observações no processo de atividade criadora e no estudo psicológico da estrutura da produção artística. Neste sentido, a grande contribuição de Jung para os estudos literários é a decifração ou o reconhecimento das imagens simbólicas arquetípicas que se materializam na produção artística, iluminando, assim, as significações discursivas.
Palavras-chave: Literatura
Literatura sergipana
Alina Paim
Psicologia
Psicologia analítica
ISSN: 2175-4128
Instituição/Editora: Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura - Universidade Federal de Sergipe
Citação: CARDOSO, A. M. L. A manfestação de sombra na ficção de Alina Paim. In: SEMINÁRIO NACIONAL LITERATURA E CULTURA, 2., São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: GELIC, 2010. Disponível em: <http://200.17.141.110/senalic/II_senalic/textos_completos/Ana_Leal_Cardoso.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2014.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/951
Aparece nas coleções:DLES - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManifestacaoSombra.pdf606,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.