Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9608
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental : um caminho rumo ao letramento lírico (Caderno pedagógico)
Authors: Almeida, Adilson Oliveira
Issue Date: 2018
Advisor: Andrade, Alexandre de Melo
Resumo : As sequências didáticas através das quais foi implementado este projeto de pesquisa intervencionista baseiam-se nas discussões, reflexões e interpretação do teor dos textos propostos, utilizando-se de leituras silenciosa e expressiva, buscando sempre envolver e motivar os alunos participantes. Na primeira SD, que denominamos primeiro momento, exploramos o conto “A incapacidade de ser verdadeiro”, de Carlos Drummond de Andrade; na segunda SD, segundo momento, utilizamos a letra e a melodia da música “Era uma vez”, de Kell Smith, e a crônica “O pavão”, de Rubem Braga. No terceiro momento, sequência três, trabalhamos o poema “Quadras desafinadas”, do poeta e contista sergipano Jeová Santana, com a reprodução da versão musicalizada desse texto pela compositora e cantora, também natural de Sergipe, Joésia Ramos; na quarta SD, momento quatro, lemos e discutimos o “Soneto de fidelidade”, de Vinicius de Moraes; na quinta sequência, que chamamos quinto e último momento, trabalhamos o poema “Assovio”, de Cecília Meireles, utilizando-nos das mesmas estratégias didáticas adotadas para os textos anteriores.
Keywords: Letras
Leitura
Sequências didáticas
Letramento
Poesia
Caderno pedagógico
Is part of: Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental : um caminho rumo ao letramento lírico
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9608
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADILSON_OLIVEIRA_ALMEIDA-Caderno_Pedagogico.pdf1,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.