Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9652
Tipo de Documento: Monografia
Título: A utilização de recurso de tecnologia assistiva na abordagem do conteúdo célula para deficientes visuais em escola da rede pública estadual de ensino de Aracaju-SE
Autor(es): Carvalho, Elizabete dos Santos
Data do documento: 17-Set-2018
Orientador: Rosa, Isabela Santos Correia
Coorientador: Costa, Edivaldo da Silva
Resumo: Novas metodologias e estratégias de ensino são desenvolvidas a todo momento com o propósito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o professor de Ciências tem várias formas de deixar suas aulas ainda mais atrativas e favorecer a aprendizagem, com o experimento e o lúdico. O presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização da TA para auxiliar o ensino e a aprendizagem do conteúdo célula, a alunos com deficiência visual, nos anos finais do Ensino Fundamental da escola da rede pública estadual de ensino de Aracaju, SE. Essa pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, mediante entrevistas semiestruturadas, foi realizada com três alunos com DV de turmas regulares do sétimo ano do Ensino Fundamental. De acordo com os dados obtidos concluiu-se que os recursos de TA são importantes no processo de ensino e aprendizagem, do conteúdo de diferenciação celular para alunos com DV. Para tanto, se faz necessário mais estudos relacionados a essa abordagem, que remetam a produção e utilização da TA em atividades que auxiliem o aluno com deficiência visual a desenvolver o conhecimento conceitual sobre célula
Abstract: New methodologies and teaching strategies are developed at all times with the purpose of improving the teaching and learning process. In this context, the professor of science has several ways to make his classes even more attractive, and to favor learning, experiment and play. The present work had the objective of analyzing the use of assistive technology to assist the teaching and learning of cell content, to students with visual impairment, in the final years of the major elementary school of the state public school of Aracaju SE. This qualitative, exploratory research, through semi-structured interviews, was carried out with three blind students from the seventh grade regular class of Elementary School, who agreed to participate voluntarily, and whose parents signed the Free and Informed Consent Term, since those were minors. And, to obtain more data, three visits to the school were made, records of observations, and the study of the Political Pedagogical School Project - PPPE of a qualitative approach from the perspective of content analysis. It was concluded that the TA are important tools in the learning teaching process, because it can favor the contextualization of the contents and consequently the learning. Therefore, further studies related to this approach are required, which refer to TA production and use in activities that help the student with DV to develop scientific knowledge
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Deficiente visual
Educação inclusiva
Tecnologia assistiva
Visual deficient
Science teaching
Assistive technology
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Carvalho, Elizabete dos Santos. A utilização de recurso de tecnologia assistiva na abordagem do conteúdo célula para deficientes visuais em escola da rede pública estadual de ensino de Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9652
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizabete_Santos_Carvalho.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.