Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10000
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | O professor de língua inglesa frente à necessidade de práticas pedagógicas para as novas gerações: reflexões e desafios |
Autor : | Silveira, Sebastião Nunes da Santos, Ana Jéssica Gomes dos |
Fecha de publicación : | 2016 |
Resumen: | Estamos em um momento de estupendo avanço científico, tecnológico e informacional que nos apresenta ferramentas tecnológicas cada vez mais inovadoras, acessíveis e que permitem o acesso instantâneo à informação e ao mundo, oferecendo aos alunos uma facilidade de busca por todo tipo de conhecimento através da tecnologia colocada à sua disposição. Tal fato tem realçado a necessidade de uma reforma pedagógica que propicie procedimentos metodológicos que atuem de forma que, mediados pela tecnologia, atribuam privilégio à construção coletiva de conhecimentos onde professor e aluno são participantes ativos neste processo. Deste modo, é mister salientar que o papel deste docente é de orientar o processo de aprendizagem em suas práticas para que haja uma aprendizagem colaborativa tornando-se possível a apropriação de conhecimento por parte do aluno, de modo que este aprendizado ocorra desde o social ao individual. Neste sentido, a investigação em pauta apresenta a seguinte questão norteadora: Qual o papel do professor de Língua Inglesa frente à necessidade de inovações pedagógico-metodológicas requeridas pelo avanço tecnológico e o que pertence a este educador e não à tecnologia? Fazendo referência à questão abordada nesta pesquisa, tem-se o objetivo de analisar o uso das TICs dentro da sala de aula de Língua Inglesa com objetivos pedagógicos. Com uma abordagem de natureza qualitativa, o estudo foi desenvolvido através da aplicação de pesquisas com uma turma de 9° ano de escola da rede privada de Arapiraca-AL. No referencial teórico deste trabalho foram utilizadas referências das obras de Bolognini (2007); Berguer (2005); Rajagopalan (2001); Lennenberg (1967) dentre outros. Os resultados e discussões apontam para a necessidade de preparação por parte dos docentes de Língua Inglesa para lidar com os educandos de uma geração mais atualizada e informada, e, põe em cheque a necessidade de busca por métodos também inovadores e práticas pedagógicas que acompanhem o processo de evolução tecnológica do período pós-moderno no qual vivemos. |
Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Metodologia Tecnologias da informação e comunicação (TIC) Evolução tecnológica |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | LINC/UFS |
Citación : | SILVEIRA, S. N. da.; SANTOS, A. J. G. dos. O professor de língua inglesa frente à necessidade de práticas pedagógicas para as novas gerações: reflexões e desafios. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 182-191. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10000 |
Aparece en las colecciones: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProfessorLinguaInglesa.pdf | 80,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.