Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10000
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O professor de língua inglesa frente à necessidade de práticas pedagógicas para as novas gerações: reflexões e desafios
Autor : Silveira, Sebastião Nunes da
Santos, Ana Jéssica Gomes dos
Fecha de publicación : 2016
Resumen: Estamos em um momento de estupendo avanço científico, tecnológico e informacional que nos apresenta ferramentas tecnológicas cada vez mais inovadoras, acessíveis e que permitem o acesso instantâneo à informação e ao mundo, oferecendo aos alunos uma facilidade de busca por todo tipo de conhecimento através da tecnologia colocada à sua disposição. Tal fato tem realçado a necessidade de uma reforma pedagógica que propicie procedimentos metodológicos que atuem de forma que, mediados pela tecnologia, atribuam privilégio à construção coletiva de conhecimentos onde professor e aluno são participantes ativos neste processo. Deste modo, é mister salientar que o papel deste docente é de orientar o processo de aprendizagem em suas práticas para que haja uma aprendizagem colaborativa tornando-se possível a apropriação de conhecimento por parte do aluno, de modo que este aprendizado ocorra desde o social ao individual. Neste sentido, a investigação em pauta apresenta a seguinte questão norteadora: Qual o papel do professor de Língua Inglesa frente à necessidade de inovações pedagógico-metodológicas requeridas pelo avanço tecnológico e o que pertence a este educador e não à tecnologia? Fazendo referência à questão abordada nesta pesquisa, tem-se o objetivo de analisar o uso das TICs dentro da sala de aula de Língua Inglesa com objetivos pedagógicos. Com uma abordagem de natureza qualitativa, o estudo foi desenvolvido através da aplicação de pesquisas com uma turma de 9° ano de escola da rede privada de Arapiraca-AL. No referencial teórico deste trabalho foram utilizadas referências das obras de Bolognini (2007); Berguer (2005); Rajagopalan (2001); Lennenberg (1967) dentre outros. Os resultados e discussões apontam para a necessidade de preparação por parte dos docentes de Língua Inglesa para lidar com os educandos de uma geração mais atualizada e informada, e, põe em cheque a necessidade de busca por métodos também inovadores e práticas pedagógicas que acompanhem o processo de evolução tecnológica do período pós-moderno no qual vivemos.
Palabras clave : Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Metodologia
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Evolução tecnológica
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma : por
Institución / Editorial : LINC/UFS
Citación : SILVEIRA, S. N. da.; SANTOS, A. J. G. dos. O professor de língua inglesa frente à necessidade de práticas pedagógicas para as novas gerações: reflexões e desafios. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 182-191.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10000
Aparece en las colecciones: III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ProfessorLinguaInglesa.pdf80,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.