Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10001
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O letramento crítico e o ensino de inglês no 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Quintela Cavalcanti em Arapiraca/Alagoas
Autor : Silva, Patrícia Gonzaga da
Lima, Rosangela Nunes de
Fecha de publicación : 2016
Resumen: Em nosso trabalho, debruçar-nos-emos sobre questões de letramento crítico dentro e fora da escola, e como estes letramentos estão sendo abordados por professores de língua inglesa na atualidade. A pesquisa conta com o suporte teórico de pesquisadores que abordam o tema, como Franco e Tezza (2001), Leavis (1969), Carraher (1999), Monte Mór (2002), as OCEM (2006), Paulo Freire entre outros. O trabalho está dividido em dois momentos, no primeiro momento iremos tratar de uma reflexão sobre o letramento crítico no ensino, entendendo, portanto, como o letramento crítico pode contribuir na formação do ser crítico. Em nosso segundo momento, abordaremos o letramento crítico no ensino de inglês no ensino médio, em escola estadual participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID no interior de Alagoas. Através de leituras iniciais do aporte teórico utilizado neste trabalho, percebemos que em pleno século XXI, em muitas escolas, as aulas de línguas não abordam o letramento crítico, tornando-se então motivo de reflexão, uma vez que o letramento deve ser entendido como um processo de construção do conhecimento crítico que leve o aluno a usar esse conhecimento em suas práticas sociais.
Palabras clave : Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Letramento crítico
Práticas sociais
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma : por
Institución / Editorial : LINC/UFS
Citación : SILVA, P. G. da; LIMA, R. N. de. O letramento crítico e o ensino de inglês no 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Quintela Cavalcanti em Arapiraca/Alagoas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 173-181.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10001
Aparece en las colecciones: III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LetramentoCriticoEnsinoIngles.pdf72,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.