Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10003
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Leitura crítica de rótulos e embalagens nas aulas de língua inglesa
Autor : Silva, Maria do Perpétuo Socorro Sotero da
Fecha de publicación : 2016
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de uma unidade didática em Inglês, que contempla a perspectiva de leitura crítica, refletindo sobre as necessidades de uso de palavras em língua inglesa utilizando rótulos e embalagens de produtos, como mediação didática no processo ensino aprendizagem, através de atividades práticas em sala de aula com alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Manaus. Apoiaremo- nos na pedagogia crítica de Paulo Freire que está alicerçada no diálogo e na teoria sociointeracionista de Vygotsky que vê a mediação como meio de apreensão por parte do sujeito, o objeto de estudo, além da possibilidade de interação existente entre aluno - professor / aluno - aluno. Para analisar o grau de percepção do inglês no cotidiano dos quarenta e oito (48) alunos e seus posicionamentos críticos, antes das atividades, foram realizadas rodas de conversas. E, logo após, foi desenvolvida a unidade didática utilizando os rótulos e embalagens, culminando em uma produção textual utilizando os vocabulários adquiridos. A partir dos resultados, a análise aponta que essa metodologia desperta interesse dos alunos para o aprendizado do inglês como língua estrangeira. Em uma conclusão prévia, mas não definitiva, percebemos que houve um progresso significativo no que se refere à percepção e posicionamento crítico dos alunos quanto às necessidades de uso de palavras em língua inglesa presentes nos rótulos e embalagens de produtos.
Palabras clave : Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Leitura
Metodologia
Métodos de ensino
Rótulos
Embalagens
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma : por
Institución / Editorial : LINC/UFS
Citación : SILVA, M. P. S. S. da. Leitura crítica de rótulos e embalagens nas aulas de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 155-163.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10003
Aparece en las colecciones: III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LeituraCriticaRotulos.pdf91,3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.