Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10013
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O teatro na aula de língua inglesa como elemento motivacional no desenvolvimento das quatro habilidades: uma experiência com o PIBID
Autor(es): Lisboa, Andréia Muniz
Sobrinho, Claudinete Oliveira
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho pretende analisar as experiências adquiridas nas oficinas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação à Docência- PIBID, partindo do envolvimento dos alunos na aula de língua inglesa (LI) tendo como foco as quatro habilidades linguísticas. Considerando que por meio do PIBID somos expostos às realidades distintas da sala de aula, nos tornamos participativos no processo ensino/aprendizagem ainda durante nossa formação inicial. Com oficinas e projetos desenvolvidos nas escolas parceiras, buscamos, junto ao docente, inserir medidas estratégicas para lidar com situações de desinteresse dos alunos, de maneira que as aulas saiam da rotina, tornando-se dinâmicas e atrativas. Nesta perspectiva, a oficina de teatro foi desenvolvida, com objetivo de capacitar estes alunos a compreenderem a LI além do ambiente escolar. Foram feitas apresentações de musicais e releituras dos clássicos nos quais os alunos puderam demonstrar suas habilidades linguísticas e também artísticas de maneira criativa e dinâmica. O resultado obtido foi produtivo, pois os alunos interagiram, participaram das aulas e esclareceram suas dúvidas com auxílio dos supervisores e bolsistas ID, fazendo ótimas apresentações. A realização desta oficina demonstra que o PIBID de inglês tem prosperado muito nossas ações nas escolas parceiras e aberto novos olhares ao ensino de LI, desconstruindo a crença deque aprender inglês na escola pública é uma utopia. Projetos dessa natureza proporcionam, ainda, momentos únicos na formação docente possibilitando a construção de uma postura crítica, proveniente de professores que pesquisam e analisam sua prática.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Teatro
Metodologia
Oficinas de ensino
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma: por
Instituição/Editora: LINC/UFS
Citação: LISBOA, A. M.; SOBRINHO, C. O. O teatro na aula de língua inglesa como elemento motivacional no desenvolvimento das quatro habilidades: uma experiência com o PIBID. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 41-50.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10013
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeatroAulaLinguaInglesa.pdf81,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.