Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10014
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Gêneros textuais em sala de aula: instrumento para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira
Autor : Anjos, Aline Marques Santana dos
Xavier, Camila Oliveira
Fecha de publicación : 2016
Resumen: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância de usar os gêneros textuais em sala de aula como um instrumento de apoio para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, tendo em vista, melhorar o ensino passado em sala de aula pelos professores e também a aprendizagem dos estudantes. O objetivo geral é tentar demonstrar a contribuição desses gêneros para o desenvolvimento cognitivo do aluno, seu aprimoramento na aquisição de conhecimentos e o quanto o aluno pode progredir na compreensão e expressão oral e escrita. Busca-se também proporcionar uma maior reflexão nos professores de língua estrangeira em relação à elaboração de seus planos de aula, ou seja, tendo em vista a produção da sequência didática, contendo aulas mais estimulantes, eficazes, dinâmicas, incitando no aprendiz a vontade de querer aprender, e assim, fazendo com que a aprendizagem ocorra de modo efetivo, isto é, mais completa, adequada e interativa. A metodologia proposta neste artigo é teórica e de caráter discursivo, já que será utilizados como base alguns teóricos e parâmetros, será feita uma discussão e análise sobre eles para ser colocado em prática no ensino. Para a fundamentação teórica, análise estará baseada em estudos de autores como Schneuwly e Dolz (2004); PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012); no Parâmetro Curricular Nacional Terceiro e quartos ciclos do ensino fundamental (1998), entre outros. Por fim, esperamos que as metodologias utilizadas com os gêneros textuais nas aulas, venham proporcionar aos discentes um aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem na oralidade e escrita de LE de forma coerente, crítica.
Palabras clave : Língua estrangeira
Ensino de língua estrangeira
Gêneros textuais
Aprendizagem
Sequência didática
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma : por
Institución / Editorial : LINC/UFS
Citación : ANJOS, A. M. S. dos; XAVIER, C. O. Gêneros textuais em sala de aula: instrumento para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 33-40.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10014
Aparece en las colecciones: III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GenerosTextuaisSaladeAula.pdf70,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.