Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10029
Tipo de Documento: Monografia
Título: Ensino de projeto: metodologias e espacialidade do ateliê
Autor(es): Mendonça, Raissa Pina
Data do documento: 6-Mar-2018
Orientador: Galvão, Carolina Marques Chaves
Resumo: Aprender é um ato social, dinâmico, e acima de tudo um processo de interação, é o movimento do pensamento humano, que se afasta e se aproxima. O conhecimento não é recebido como uma ideia pronta, mas construído a partir das relações, conforme o pensamento construtivista indica. A forma de pensar fragmentada, relacionada ao pensamento cartesiano, deve passar por mudanças para ser capaz de desenvolver um ensino interdisciplinar com os estudantes e desenvolver seu pensamento crítico, desta forma, a responsabilidade de unir esses conhecimentos é da universidade. Para o curso de arquitetura e urbanismo, o ambiente mais propício para isso é o ateliê, que objetiva formar profissionais capazes de propor soluções alternativas e criativas, com capacidade crítica, que desenvolvam projetos inovadores. No entanto, ateliês inadequados e o uso da metodologia tradicional no ensino de projeto ainda dificultam a construção do conhecimento por parte do aluno. Para compreender melhor os conceitos do pensamento construtivista e da interdisciplinaridade, realizou-se uma análise bibliográfica, revisando a discussão sobre ensino de projeto de arquitetura no Brasil do início do séc. XX até os Seminários Projetar. De forma semelhante, também houve a investigação das metodologias ativas para o ensino de projeto, utilizando a Universidade Federal de Minas Gerais e a Escola da Cidade como estudos de caso para levantar as potencialidades das metodologias e do espaço dos ateliês de projeto. Com o intuito de realizar um registro das experiências de aprendizado em disciplinas de projeto e efetuar uma análise espacial do ateliê houve a realização de entrevistas e a aplicação de questionários para a coleta de dados primários de docentes e discentes da Universidade Federal de Sergipe. Sendo esses dados de grande importância para embasar a proposta de diretrizes de implementação de metodologias ativas no ateliê da UFS, sendo a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Aprendizagem Baseada em Times e os Métodos de Caso as mais adequadas para essas disciplinas. Para esta aplicação, o ateliê requer modificações no seu mobiliário, layout e instalações para ser um ambiente incentivador do processo criativo no desenvolvimento de projeto, além de um espaço colaborativo. incentivador do processo criativo no desenvolvimento de projeto, além de um espaço colaborativo.
Palavras-chave: Arquitetura
Projetos (Arquitetura)
Construtivismo (Arquitetura)
Espaço (Arte)
Metodologia
Metodologias ativas
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: MENDONÇA, Raissa Pina. Ensino de projeto: metodologias e espacialidade do ateliê. 2018. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10029
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raissa_Pina_Mendonça.pdf3,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.