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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10032| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
| Título: | Linguística aplicada aos estudos de identidade e representação feminina em videogames |
| Autor(es): | Souza, Elisama Ferreira de |
| Data do documento: | 2018 |
| Resumo: | Numa sociedade que sempre esteve delineada, implícita ou explicitamente, por questões de gênero, não é difícil perceber que por diversos modos o feminino ainda vem sendo alvo de idealizações ligadas a um imaginário coletivo patriarcal e reducionista. As concepções sobre os corpos, que culturalmente foram produzidas e cultivadas, ainda seguem ativas atualmente (LOURO, 1997). No mundo dos games, reflexo desse contexto social, é factível a presença de representações femininas que trazem consigo ora uma forte conotação sexual, com corpos erotizados e objetificados, ora uma vitimização do gênero quando as personagens são criadas numa posição indefesa frente aos perigos da narrativa digital. Nesse sentido, cabe questionar como as identidades femininas veem-se afetadas frente às expectativas/realidades sobre os corpos no universo gamer. Assim, nesse trabalho viso evidenciar como a identidade e a identificação de jogadoras se relaciona com esse jogo de poder e representação do gênero em questão partindo desde uma perspectiva da Linguística Aplicada (LA). Essa investigação será elucidada com base nas veredas teóricas de Rajagopalan (2003), Hall (2015), Carr (2006), Cassell e Jenkins (1998), entre outros de grande relevância. É necessário problematizar esse sistema de representação e suas consequências, sendo a LA um rico campo para esclarecer tal embaraço social. |
| Palavras-chave: | Linguística Linguística aplicada Identidade Gênero feminino Videogame |
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| ISSN: | 2236-2061 |
| Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
| Citação: | SOUZA, E. F. de. Linguística aplicada aos estudos de identidade e representação feminina em videogames. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 485-502. |
| Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10032 |
| Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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