Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10040| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
| Título : | Representações de leitura e de produção oral em língua inglesa sob a ótica dos alunos: olhares sobre as práticas |
| Autor : | Silva, Eliseu Alves da |
| Fecha de publicación : | 2018 |
| Resumen: | As Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ao discutirem o ensino de língua inglesa, estimulam ou incentivam o trabalho com a leitura, a comunicação oral e a prática escrita. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa a problematizar as representações de alunos do ensino médio ao avaliarem as práticas colaborativas de leitura e de produção oral em aulas de língua inglesa. O trabalho foi desenvolvido ao longo do ano de 2017, com alunos finalistas do ensino médio, em uma escola da rede pública de ensino de Santa Maria, RS. A dinâmica de trabalho envolveu a leitura e análise de textos de popularização da ciência que, ao final do processo, serviram de base para a produção de apresentações orais em língua inglesa. A análise da sessão reflexiva final de avaliação, desenvolvida à luz da teoria sistêmico-funcional, mostrou que os alunos se sentiram desafiados a usar, na prática, a língua em sala de aula, explorando tanto habilidades de leitura quanto de produção oral. Ponderam, entretanto, que o trabalho teria sido mais proveitoso caso tivesse sido desenvolvido ao longo do ensino médio e se a disciplina contasse com uma carga horária maior. |
| Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Leitura em língua inglesa Produção oral Aprendizagem |
| Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| ISSN : | 2236-2061 |
| Es parte de: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
| Idioma : | por |
| Institución: | LINC/UFS |
| Citación : | SILVA. E. A. da. Representações de leitura e de produção oral em língua inglesa sob a ótica dos alunos: olhares sobre as práticas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 387-400. |
| License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
| URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10040 |
| Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RepresentacoesLeituraProdOral.pdf | 207,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
