Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10041
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | O ensino de inglês instrumental e o letramento crítico na UFS: experiências no ensino superior |
Autor : | Santos, Luana Inês Alves |
Fecha de publicación : | 2018 |
Resumen: | A compreensão escrita de uma língua estrangeira pode ser facilitada quando o aprendiz entra em contato com estratégias de leitura. A disciplina Inglês Instrumental tem exatamente o objetivo de desenvolver esta habilidade, especificamente na língua inglesa e independentemente de seus fins, através do ensino-aprendizagem de tais estratégias. No entanto, o ensino da mesma pode ir além disso. Assumindo a interação texto-leitor e a construção de sentido através deste último (LEFFA, 1999), as diferenças da leitura crítica e do letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001) e a compreensão de que o ensino de inglês pode ser um ato político (ZACCHI, 2008), as aulas de Inglês Instrumental podem ser um ambiente propício às discussões de diversos temas presentes no dia a dia das/os alunas/os e em suas interações sociais, e assim desenvolver uma consciência crítica nos mesmos. Propõe-se então, neste trabalho, relatar e discutir experiências de ensino desta disciplina a alunos de cursos diversos de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a fim de compartilhar as expectativas e resultados da mesma e sua interação com o letramento crítico, de forma a contribuir para uma reflexão do ensino da língua inglesa no contexto do ensino superior. |
Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Ensino superior Inglês instrumental Letramento crítico |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | SANTOS, L. I. A. O ensino de inglês instrumental e o letramento crítico na UFS: experiências no ensino superior. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 377-386. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10041 |
Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoInglesInstrumental.pdf | 194,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.