Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10044
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O Whatsapp nas aulas de língua adicional
Autor(es): Santos, Glédccia Danila Olindo dos
Data do documento: 2018
Resumo: Muitos estudos mostram a necessidade de inserir modernas estratégias e ferramentas de ensino e aprendizagem de uma língua adicional. Um desses recursos é o aplicativo WhatsApp Messenger que, quando usado nas práticas didático-pedagógicas, pode promover expressivas interações, variados multiletramentos e, além disso, estimular a criatividade. Assim, nosso trabalho, inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Sergipe, buscou analisar esse recurso. Para tanto, baseou-se em investigações teóricas do uso do aplicativo, em textos sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e dos documentos oficiais do sistema educacional básico brasileiro, como Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCNF) e Ensino Médio (PCNEM). Por metodologia, elaboramos e aplicamos, em 2015, uma unidade temática nas turmas do 1°. ano H e 1°. ano G de uma escola estadual localizada em Aracaju/SE. Posteriormente, trabalhamos o uso do aplicativo fora da sala de aula. Como resultados, apesar de algumas dificuldades, nossa experiência foi bastante significativa tanto quanto à nossa formação quanto à educação dos alunos do referido colégio. Percebemos que os benefícios com o uso do aplicativo no ensino e aprendizagem de uma língua adicional são de grande relevância.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
WhatsApp Messenger
Multiletramentos
Língua adicional
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SANTOS, G. D. O. dos. O Whatsapp nas aulas de língua adicional. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 345-355.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10044
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WhatsappAulasLingua.pdf214 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.