Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10046
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Why music?: o uso da música como estratégia de ensinoaprendizagem de língua inglesa |
Autor : | Santana, Michele Cruz Santos de Santos, Jane dos |
Fecha de publicación : | 2018 |
Resumen: | O presente trabalho aborda a utilização da música como estratégia de ensino nas aulas de língua inglesa e apresenta diferentes formas de como esse recurso metodológico pode facilitar o ensino-aprendizagem desse idioma. Este estudo mostra que, através da canção, os alunos podem ser expostos a atividades que trabalham as quatro habilidades comunicativas de aprendizagem: ouvir, falar, ler e escrever. Além disso, acredita-se que a aprendizagem se torna mais significativa, pois possibilita a prática das estruturas linguísticas da língua-alvo, bem como a reflexão de aspectos sociais, culturais, políticos e ideológicos expressos nas músicas. Segundo os PCN de Língua Estrangeira, o ensino de uma língua estrangeira deve ser capaz de formar cidadãos que se percebam como agentes transformadores da realidade. Sabese que somente cumprir-se-á esse intento a partir do momento em que o foco não seja somente na forma, mas no uso e no significado da língua. Este trabalho configura-se em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, embasada em revisão de literaturas que abordam a temática proposta. Referencia-se teoricamente em concepções defendidas por autores como Kawachi (2008), Scrivener (2005) e Gobbi (2001) e por documentos nacionais que orientam professores para o ensino de língua estrangeira, como PCN e OCEM. |
Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Música Recurso metodológico |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | SANTANA, M. C. S. de; SANTOS, J. dos. Why music?: o uso da música como estratégia de ensinoaprendizagem de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 322-331. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10046 |
Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
UsoMusicaEnsinoAprendizagem.pdf | 190,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.