Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10047
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A questão da motivação nas aulas de inglês no ensino fundamental e médio da rede pública |
Autor(es): | Sá, José Santos de Santos, Zizina do Rozário |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir a questão da motivação como elemento importante no sucesso ou no insucesso nas aulas de língua inglesa, sendo que o fator motivacional está diretamente ligado à parte cognitiva, emocional e afetiva do aluno. Pautando-se na importância do incentivo e interação por parte dos professores para a busca desses estímulos nos alunos para ajudar a despertar uma motivação no aprendizado de língua estrangeira, em específico a língua inglesa, e tendo em vista a relevância desse idioma desde os primórdios até a atualidade e os problemas existentes em seu ensino na escola pública, buscou-se realizar esta pesquisa em duas turmas – uma sendo do ensino fundamental maior (9°. ano) e a outra do ensino médio (3°. ano) em duas escolas da rede pública de Sergipe, através do preenchimento de questionário e também de um grupo focal com os alunos. Posto isto, o presente artigo mostrará inicialmente a definição do termo motivação na visão de alguns autores, como Schütz (2014), Charlot (2000) e Brown (2000), assim como as suas classificações e o que leva, provavelmente, o discente a estar (des)motivado nas aulas de inglês. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Motivação Alunos |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | SÁ, J. S. de; SANTOS, Z. do R. A questão da motivação nas aulas de inglês no ensino fundamental e médio da rede pública.In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 308-321. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10047 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QuestaoMotivacaoAulasIngles.pdf | 220,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.