Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10047
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A questão da motivação nas aulas de inglês no ensino fundamental e médio da rede pública
Autor(es): Sá, José Santos de
Santos, Zizina do Rozário
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a questão da motivação como elemento importante no sucesso ou no insucesso nas aulas de língua inglesa, sendo que o fator motivacional está diretamente ligado à parte cognitiva, emocional e afetiva do aluno. Pautando-se na importância do incentivo e interação por parte dos professores para a busca desses estímulos nos alunos para ajudar a despertar uma motivação no aprendizado de língua estrangeira, em específico a língua inglesa, e tendo em vista a relevância desse idioma desde os primórdios até a atualidade e os problemas existentes em seu ensino na escola pública, buscou-se realizar esta pesquisa em duas turmas – uma sendo do ensino fundamental maior (9°. ano) e a outra do ensino médio (3°. ano) em duas escolas da rede pública de Sergipe, através do preenchimento de questionário e também de um grupo focal com os alunos. Posto isto, o presente artigo mostrará inicialmente a definição do termo motivação na visão de alguns autores, como Schütz (2014), Charlot (2000) e Brown (2000), assim como as suas classificações e o que leva, provavelmente, o discente a estar (des)motivado nas aulas de inglês.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Motivação
Alunos
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SÁ, J. S. de; SANTOS, Z. do R. A questão da motivação nas aulas de inglês no ensino fundamental e médio da rede pública.In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 308-321.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10047
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuestaoMotivacaoAulasIngles.pdf220,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.