Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10060
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Construção de sentidos e a cultura dos jogos
Authors: Francisco, Lucas Almeida
Issue Date: 2018
Resumo : Os jogos digitais, como artefatos culturais presentes na contemporaneidade, integram uma cultura que, por conta das novas tecnologias, tem cada vez mais aproximado os jogadores, conectando-os por meio de diferentes ferramentas digitais. Essa cultura apresenta práticas próprias do meio e reúne os jogadores em espaços afiliados aos jogos digitais, permitindo que eles possam engajar-se mutuamente e, assim, negociarem as suas experiências com os jogos, construindo sentidos. A partir de uma história de participação na cultura dos jogos, em que se percebe o dinâmico e contextual processo de construção de sentidos, os jogadores desenvolvem uma linguagem especializada, agregando termos muitas vezes oriundos do inglês. Nesta pesquisa foram entrevistados quatro jogadores do World of Warcraft, o jogo digital on-line mais jogado mundialmente do gênero MMORPG. Desta forma, buscou-se analisar sobre como os jogadores constroem sentidos em seus perfis como jogadores.
Keywords: Jogos digitais
Cultura
Multiletramentos
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: FRANCISCO, L. A. Construção de sentidos e a cultura dos jogos. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 141-152.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10060
Appears in Collections:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstrucaoSentidosJogos.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.