Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10061
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Contribuições do PIBIC para o ensino de línguas adicionais: uma experiência intercultural através da valorização das identidades indígenas
Autor : Fonseca, Mariana Augusta Conceição de Santana
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
Fecha de publicación : 2018
Resumen: Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados finais de pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A pesquisa situa-se na área da Linguística Aplicada e a metodologia utilizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa, de base interpretativista. Assim, descrevemos o processo de elaboração de materiais didáticos interculturais, focados no trabalho com as identidades sociais étnicas, para o ensino de línguas adicionais e sua posterior aplicação em uma oficina num colégio estadual situado na cidade de Aracaju, SE. Para a pesquisa, também foram aplicados dois questionários: um aos alunos e outro ao professor regente das turmas envolvidas. As reflexões sobre os conceitos de cultura, identidade e o trabalho em sala de aula foram importantes para a promoção de debates em classe, desenvolver o respeito para com as etnias indígenas e tratar sobre temáticas como: (in)visibilidade e empoderamento. Os resultados alcançados apontam para a relevância da discussão de temas como as identidades indígenas na formação docente e na educação básica, de maneira que os materiais didáticos sejam cada vez mais interculturais em sua composição.
Palabras clave : Ensino de língua estrangeira
Língua adicional
Materiais didáticos
Identidade
Identidades sociais étnicas
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : FONSECA, M. A. C. de S.; MATOS, D. C. V. da S. Contribuições do PIBIC para o ensino de línguas adicionais: uma experiência intercultural através da valorização das identidades indígenas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 132-140.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10061
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicoesPIBICEnsinoLinguas.pdf199,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.