Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10062
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Representações dos alunos de ensino médio de uma escola pública de arapiraca sobre o ensino-aprendizagem da literatura em língua inglesa |
Autor : | Farias, Josefa Mariene Souza Magalhães, Joyce Rodrigues da Silva |
Fecha de publicación : | 2018 |
Resumen: | Ao abordar a inserção de um método literário ao ensino de língua inglesa (LI), propõe-se uma verificação a respeito da utilização da literatura em sala de aula de ensino regular, estabelecendo, assim, uma abordagem vinculada ao estímulo de aprender inglês de forma contextualizada, propondo o conhecimento de novas culturas, aprimorando as percepções dos alunos, além de propiciar a criticidade através de aulas dinâmicas, fazendo com que ocorra um aprendizado mais significativo da língua ensinada. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo analisar o conhecimento dos discentes acerca da literatura inglesa, ademais salientar as concepções dos mesmos em relação a obras e conceitos. Portanto, tal proposta trata-se de um estudo de caso no qual utilizou-se um questionário aplicado aos alunos com a finalidade de verificar a experiência dos mesmos no campo literário. Concomitantemente para essa análise utilizou-se como fundamentação teóricometodológica os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Leffa (2001) e Corchs (2006) os quais evidenciaram a importância da literatura como método de ensino de uma língua estrangeira (doravante LE). A partir disso, revelou-se inerente refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da literatura inglesa através das percepções dos alunos, tendo como resultado a falta de conhecimento de literatura por parte deles. |
Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Linguística aplicada Literatura Ensino-aprendizagem |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | FARIAS, J. M. S.; MAGALHÃES, J. R. da S. Representações dos alunos de ensino médio de uma escola pública de arapiraca sobre o ensino-aprendizagem da literatura em língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 118-131. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10062 |
Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RepresentacoesAlunosEnsinoMedio.pdf | 222,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.