Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10072
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Festling: difusão da língua inglesa como prática social |
Autor : | Araújo, Andreia Machado Castiglioni de |
Fecha de publicación : | 2018 |
Resumen: | Esse estudo apresenta ação voltada para o fomento da Língua Inglesa no eixo do Ensino Fundamental em uma escola pública, através da realização do Festival de Linguagens (FESTLING). Sua motivação ocorreu por baixos resultados em instrumentos internacionais (PISA), nacionais (INEP) e locais (IDEB). Justificou-se por documentos oficiais (LDB, PCN e PNE), em busca de melhoria na qualidade de ensino na educação básica e implementação de atividades que favoreçam aprendizagens significativas. Seu objetivo geral foi desenvolver a capacidade de ler, falar, interpretar e produzir textos escritos, pelo aluno, aplicáveis no campo de sua atuação estudantil e profissional, como prática social. Seus objetivos específicos foram valorizar o estudo da língua estrangeira e sua importância para comunicação na sociedade vigente; enfatizar o poder da língua e sua necessidade de uso adequado; produzir textos e apresentar exposições artísticas, reconhecendo a relevância dos manifestos culturais no seu meio social. Os aportes teóricos utilizados foram Gardner (1995) com a teoria das múltiplas inteligências, o sociointeracionismo (VYGOTSKY,1989) e Almeida Filho (1993; 2004) quanto às dimensões comunicativas da Língua Inglesa. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa-interventiva, de modo a comparar as produções orais e escritas dos alunossujeitos envolvidos no festival, através de suas participações em classe e exposições artísticocomunicativas. |
Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Linguagem comunicativa Multiletramentos Prática social Festival de Linguagens (FESTLING) |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | ARAÚJO, A. M. C. de. Festling: difusão da língua inglesa como prática social. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 1-12. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10072 |
Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FestlingDifusaoLinguaInglesa.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.