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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Instâncias de narração no jornalismo em quadrinhos : uma análise sobre a produção brasileira da agência Pública
Autor : Medeiros Neto, José Sampaio de
Fecha de publicación : 30-may-2018
Director(a): Schneider, Greice
Resumen: A presente pesquisa investiga de que maneira as especificidades do pacto de leitura previsto no jornalismo se manifestam no jornalismo em quadrinhos. Valores como a objetividade, a imparcialidade e a neutralidade, bem como as temporalidades próprias das rotinas produtivas jornalísticas serão tensionadas com as características do sistema quadrinhos. Serão analisadas reportagens brasileiras em quadrinhos publicadas pela agência Pública de jornalismo investigativo. O primeiro capítulo será dedicado a um histórico das possíveis aproximações entre os dois termos, desde o aparecimento de tirinhas e caricaturas publicadas em jornais até o processo de legitimação do formato quadrinístico como possibilidade jornalística, institucionalizado com o surgimento do termo jornalismo gráfico e a publicação de diversas reportagens em revistas de grande circulação. Esse processo de consolidação também será avaliado em seu viés temático. Especial destaque será dado às razões possíveis para uma prevalência de pautas de conflitos. O segundo capítulo terá como foco o modo como categorias narrativas são mobilizadas pelo jornalismo gráfico, em especial, os conceitos de estilo gráfico e de narrador-repórter. Também é identificada uma aproximação deste gênero com o jornalismo literário, em especial com o novo jornalismo de Tom Wolfe. Um primeiro momento será dedicado à tentativa de compreender as diferentes maneiras pelas quais o estilo gráfico pode se manifestar nas narrativas jornalísticas apresentadas em quadrinhos, mais precisamente o modo como os traços autorais podem afetar o registro documental específico no pacto de leitura jornalístico. Para tratar dessas tensões, partimos do conceito de estilo visual gráfico, mais especificamente o conceito de grafiação, encontrado na obra de Philippe Marion. Em um segundo momento irá investigar a instância da narração propriamente dita, a maneira como o repórter-narrador ou o narrador-repórter enuncia sua história amparada em critérios pertinentes à sua profissão, bem como a natural tensão provocada por disponibilizar um ‘produto’ que se ampara em relatos ‘não-ficcionais’ em um formato normalmente reconhecido por seus enredos fantasiosos. Assim, objetiva-se saber como é o processo diegético no jornalismo em quadrinhos, principalmente quando o repórter está nele inserido, criando assim uma espécie de avatar-repórter. No terceiro capítulo, quatro reportagens em quadrinhos disponibilizadas pela agência A Pública serão examinadas a partir dos critérios elencados no sistema de quadrinhos (Groensteen, 2015), a saber: vozes narrativas, estilo gráfico, espaçotopia e artrologia.
Resumen : The present research investigates how the specificities of the reading pact predicted in journalism are manifested in comic journalism. Values such as objectivity, impartiality and neutrality, as well as the temporalities characteristic of journalistic production routines will be tensioned with the characteristics of the comic system. Brazilian comic reports published by the public agency of investigative journalism will be analyzed. The first chapter will be devoted to a history of possible approximations between the two terms, from the appearance of strips and cartoons published in newspapers to the process of legitimizing the quadrinistic format as a journalistic possibility, institutionalized with the emergence of the term graphic journalism and the publication of several articles in major circulation magazines. This consolidation process will also be evaluated in its thematic bias. Special emphasis will be given to possible reasons for a prevalence of conflict patterns. The second chapter will focus on how narrative categories are mobilized by graphic journalism, especially the concepts of graphic style and narrator-reporter. An approximation of this genre is also identified with literary journalism, especially with Tom Wolfe's new journalism. A first moment will be devoted to the attempt to understand the different ways in which graphic style can manifest itself in comic book journalistic narratives, more precisely how the traces of copyright can affect the specific documentary record in the journalistic reading pact. To deal with these tensions, we start with the concept of graphic visual style, more specifically the concept of graffiti, found in the work of Philippe Marion. In a second moment he will investigate the instance of narration itself, how the reporter-narrator or narrator-reporter enunciates his history based on criteria pertinent to his profession, as well as the natural tension caused by making available a 'product' that is supports in 'non-fiction' reports in a format usually recognized for its fanciful plot. Thus, it is aimed to know how the diegetic process in comic journalism, especially when the reporter is inserted in it, thus creating a kind of avatar-reporter. In the third chapter, four comic reports made available by A Pública will be examined from the criteria listed in the comics system (Groensteen, 2015), namely: narrative voices, graphic style, space and arthropology.
Palabras clave : Comunicação de massa
Jornalismo ilustrado
Agências de notícias
Jornalismo em quadrinhos
Quadrinhos
Jornalismo gráfico
Pública (agência de jornalismo)
Comic journalism
Comics
Graphic journalism
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Comunicação
Citación : MEDEIROS NETO, José Sampaio de. Instâncias de narração no jornalismo em quadrinhos : uma análise sobre a produção brasileira da agência Pública. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10121
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação

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