Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10276
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título : Circunstanciadores temporais em narrativas escritas (Caderno pedagógico)
Autor : Rocha, Ariana Góes
Fecha de publicación : 2018
Resumen: O foco deste Módulo Didático está no aprimoramento da produção escrita dos alunos envolvidos, enfatizando o aspecto da coesão textual no gênero narrativo. Por meio de uma atividade de sondagem, feita no início do ano letivo de 2017, observamos que os textos narrativos que eles escrevem apresentam coerência, mas não apresentam variedade de elementos coesivos, o que compromete a organização das ideias. A sondagem foi feita através da escrita de uma narrativa que envolve em sua estrutura o uso dos circunstanciadores temporais. Verificamos que havia uma predominância de sequenciadores temporais comuns da fala, como o uso do “aí”, “daí”, “então” e o “e”. Na oralidade, esses sequenciadores não sofrem estigmatização, mas na escrita, na qual espera-se uma maior formalidade, o uso excessivo desses elementos sofre uma negativa avaliação social. A partir de então, desenvolvemos este Módulo Didático que explora os circunstanciadores temporais e a função exercida na sequenciação das informações. O objetivo deste módulo é apresentar os sequenciadores temporais mais adequados ao grau de formalidade que se é esperado para o ano em que os alunos envolvidos estão lecionando, o sétimo ano.
Palabras clave : Narrativas
Circunstanciadores temporais
Sequenciação temporal
Narratives
Temporal adverbs
Temporal sequencing
Idioma : por
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10276
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARIANA_GOES_ROCHA-Caderno_Pegagogico.pdf2,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.