Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título : | Retextualização : uma estratégia para desenvolver competências escritas em alunos do 9º ano do ensino fundamental (Caderno de atividades pedagógicas) |
Autor : | Silva, Gleice Rayane Macedo |
Fecha de publicación : | 2018 |
Director(a): | Bonifácio, Renata Ferreira Costa |
Resumen: | O Caderno e a Sequência Didática foram concebidos com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Bronckart (2006), com o Interacionismo Sociodiscursivo, cuja concepção de texto foi adotada e que regulou o tratamento dado aos outros estudos – como os da retextualização de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); da contextualização de Koch e Elias (2015b), Baltar (2003) e Lima (2010); das estratégias de leitura de Solé (1998) e Koch e Elias (2015a); também, as sugestões para a produção escrita de Passarelli (2012); além da correção interativa de Soares (2009) e das orientações de documentos oficiais que guiam o exercício profissional de educadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP). |
Palabras clave : | Texto Coesão (Linguística) Leitura Estudo e ensino Material didático Adequação contextual Retextualização Competência escrita Caderno pedagógico |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280 |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GLEICE_RAYANE_MACEDO_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.