Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10313
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 6 - Ensino de matemática
Issue Date: Sep-2010
Keywords: Educação
Ensino de matemática
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10313
Appears in Collections:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdf1. Avaliação em matemática: o que há por trás dos erros? - Adriana Menezes de Santana, Fabiana C. O. S. de Oliveira, Samiellen Maiara da P. Santos152,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
2.pdf2. Introduzindo a geometria fractal no ensino médio: uma abordagem baseada nas formas dos objetos construídos pela natureza - Alceu Domingues Alves, Josinalva Estacio Menezes, Romildo de Albuquerque Nogueira185,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
3.pdf3. Temas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares - Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Auricelio Oliveira de Almeida184,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
4.pdf4. Um projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciência - Ana Paula Pereira de Oliveira157,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
5.pdf5. Formação de professores para integração de tecnologias de informação e comunicação ao ensino da matemática - Ana Paula Silva de Almeida, Maria Cláudia Meira Santos Barros, Guadalupe de Morais Santos Oliveira204,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
6.pdf6. O ensino da matemática no 2º ano do ensino fundamental na perspectiva histórico-crítica - Ana Tereza Soares Bezerra, George Pimentel Fernandes, Vanessa Campos de Sousa, Helyton Ferreira e Silva335,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
7.pdf7. Ansiedade, dificuldade no aprendizado de matemática em estudantes da cidade Itabaiana – Sergipe - Brasil - Andreza Cruz dos Santos, Elisângela Océa Tavares de Oliveira, Joilson Pereira da Silva169,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
8.pdf8. Simon Stevin e a representação dos números não inteiros - Aparecido Aires148,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
9.pdf9. O jogo Mancala como recurso didático pedagógico no ensino de matemática - Carla Patricia Monteiro Ribeiro155,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
10.pdf10. A matemática escolar e os saberes do cotidiano: relações ou distinções? - Clésia Maria dos Santos Lapa, Dariela Santos Passos182,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
11.pdf11. Teoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática - Cristina Novikoff, José Carlos Gonçalves Gaspar157,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
12.pdf12. Relação com o saber dos professores de matemática - Dariela Santos Passos, Rita de Cássia Pistóia Mariana913,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
13.pdf13. Os documentos normativos e o saber matemático dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: uma reflexão preliminar - Débora Guimarães Cruz Santos, Maria Batista Lima197,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
14.pdf14. Inovação de ensino: mudanças, obstáculos e novas oportunidades no cotidiano das aulas de matemática - Denize da Silva Souza182,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
15.pdf15. Planificação e contrução de poliedros: uma aplicação do uso de material concreto no ensino de matemática - Deoclecia de Andrade Trindade, Ivana Silva Santos461,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
16.pdf16. A importância do xadrez no ensino da matemática na Escola Estadual Fernando Azevedo - Djenal dos Santos Souza137,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
17.pdf17. Modelagem matemática: elo entre a matemática e as disciplinas técnicas de um colégio técnico agrícola - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque, José Roberto Linhares de Mattos154,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
18.pdf18. Desvendando a matemática através de atividades de laboratório: contribuições para a formação do espírito científico - Érica de Oliveira Jarske200,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
19.pdf19. Práticas educativas na educação básica: a construção de um lugar para o ensino de geometria - Francisca Laudeci Martins Souza163,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
20.pdf20. Uma reflexão sobre as contribuições do estágio supervisionado na formação pedagógica dos graduandos em matemática - Gerusa Bonfim Nascimento416,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
21.pdf21. Relação entre bem-estar psicológico (ansiedade) e estresse (dificuldades em matemática) em professores da cidade de Itabaiana-SE - Iris Danúbia Santos Andrade, Charles Henrique Alves Santos, Joilson Pereira da Silva153,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
22.pdf22. O jogo na construção do conhecimento lógico-matemático - Isabel Cristina M. D. Acosta, Maurício Aires Vieira189,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
23.pdf23. Aspectos relevantes do ensino de matemática: novas competências, estratégias de ensino e práticas pedagógicas - Janete dos Santos,Clésia Maria dos Santos Lapa, Dariela Santos Passos141,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
24.pdf24. O curso de pedagogia e o ensino de matemática no ensino fundamental - Janilce Santos Domingues Graça, Maria José Nascimento Soares, Julita Batista da Cruz Lopes , Michelline Roberta Simões do Nascimento150,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
25.pdf25. Uma análise da síntese avaliativa dos livros de matemática no guia do livro didático do PNLD [2010] no campo da geometria nos 3º, 4º e 5º anos da educação básica - José Antônio de Oliveira Júnior, Celso José Viana Barbosa191,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
26.pdf26. Experiências da monitoria que conduzem a reflexões sobre o cálculo diferencial e integral na UFS – SE - José Arnaldo Santana Costa, Karly Barbosa Alvarenga240,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
27.pdf27. Genaro Dantas – contribuições ao ensino da matemática na segunda metade do século XX - José Gilvan da Luz183,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
28.pdf28. O ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática - José Luis Andrade Vieira, Flávia Cristina de Macêdo Santana200,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
29.pdf29. Aprender matemática para alunos do ensino noturno - José Robson Silva Santana, Arlindo Batista de Santana, Andreia Silva Santana181,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
30.pdf30. As teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Joseane Souza, Monica Dias, Rafael Barros, Zélia Jófili310,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
31.pdf31. Matemática na educação de jovens e adultos: as dificuldades dos alunos em problemas de porcentagem - Josinalva Estacio Menezes, Simone Queiroz885,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
32.pdf32. Experenciando o software Mathematica em sala de aula - Junior Leal do Prado, Adriano da Mota Freire, Idenilson de Albuquerque, Paulo Pereira Júnior1,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
33.pdf33. Ensino de matemática: afetividade na relação de professor e aluno como incentivo para o prazer de ensinar - Laedson Eliziário de Santana, Angela Christina Santana Andrade, Maria Ivânia dos Santos181,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
34.pdf34. O perfil das pesquisas e dos pesquisadores em educação matemática em Sergipe - Laerte Fonseca, Adriana de Cássia Santos176,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
35.pdf35. Modelagem matemática: a construção de um conceito - Marcelo Leon Caffé de Oliveira169,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
36.pdf36. As contribuições do Proformação/UERN para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Marcia Betania de Olileira201,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
37.pdf37. Quem ensina, ensina o quê? o que revelam os alunos do 5º ano quanto às práticas pedagógicas no ensino de matemática - Marcia Machado de Lima230,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
38.pdf38. Estimar ou precisar : relato de experiência em uma escola da rede municipal de Aracaju - Márcio Batista Santos, Michely Santos Araújo, Isabel Santana Santos146,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
39.pdf39. Método intuitivo e método tradicional para a instrução da matemática nas escolas brasileiras nos anos oitocentistas - Marcus Aldenisson de Oliveira, Ellen de Souza Bonfim, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Tâmara Regina Reis Sales181,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
40.pdf40. O uso do computador para o ensino de função polinomial de 1º e 2º graus a partir da análise de uma sequência didática - Maurício A. Saraiva de Matos Filho, Josinalva Estacio Menezes198,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
41.pdf41. Docentes dos anos iniciais. conhecimentos do campo multiplicativo - Mercedes Carvalho176,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
42.pdf42. Jogos matemáticos: um recurso possível para o ensino médio - Nayara Jane Souza Moreira, Ivana Silva Santos, Marcos Denílson Guimarães153,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
43.pdf43. As teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Rafael Barros, Monica Dias, Joseane Souza, Zélia Jófili317,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
44.pdf44. As teorias de guy brousseau e gerard vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Rafael José Alves do Rego Barros, Joseane Maria da Silva Souza, Monica Dias do Nascimento, Zélia Jófili310,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
45.pdf45. A teoria dos campos conceituais de vergnaud e as estratégias de resolução de problemas na educação infantil - Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves, Elisa Carneiro Santos de Almeida179,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
46.pdf46. Ensinando matemática através da literatura infanto-juvenil - Rodrigo Baldow329,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
47.pdf47. Viver ciências: práxis docente e conexão de saberes – refletindo o processo - Rosangela Souza Vieira131,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
48.pdf48. Formação de professores na perspectiva etnomatemática - Selmugem Leana da Silva Porto Alves Moreira181,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
49.pdf49. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: as dificuldades dos alunos em problemas aritméticos de estrutura aditiva - Simone Queiroz, Mônica Lins498,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
50.pdf50. Utilizando recursos e metodologias diferenciadas na abordagem de conteúdos de matemática direcionados a turmas da 2º série do ensino médio - Suzana Gama dos Santos, Emanuel Melo de Macena147,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
51.pdf51. A matemática no cotidiano da feira livre: uma pesquisa feita pelos alunos da EJA da rede pública de Natal / RN - Teresa Cristina Etcheverria154,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
52.pdf52. Campo conceitual aditivo: algumas considerações sobre o desempenho de estudantes da região de Amargosa – BA - Tácio Vitaliano da Silva, Betania Leite Ramalho, Ivone da Silva Salsa267,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
53.pdf53. A presença da matematica no curso de formação docente: o sentido e a motivação para ser professor - Valdecí Josefa de Jesus Santos188,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
54.pdf54. A educação matemática e as atividades lúdicas: construindo espaços produtivos para o pensamento nas séries iniciais do ensino fundamental - Welington Ferreira Santos, Débora Guimarães Cruz Santos184,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
55.pdf55. Ensino de matemática e educação ambiental: as produções científicas da SBEM, SBM, SBMAC e produções dos programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática sobre ensino de matemática e meio ambiente no brasil - Wilson Santana da Cunha207,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.