Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10315
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Leitura, compreensão e produção textual : o gênero fábula em cena
Autor : Bispo, Dalila Santos
Fecha de publicación : 19-feb-2018
Director(a): Silva, Leilane Ramos da
Resumen: A par de estudos que abordam a escrita como uma atividade processual, em que o texto precisa passar por etapas de revisão até a sua finalização, e sendo a escola um ambiente profícuo à formação de leitores e ao desenvolvimento da habilidade escrita, urge a necessidade de um aprofundamento das discussões acerca desses temas no ambiente escolar. A partir dessa vertente de estudo, foi realizado um trabalho com uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Esperidião Monteiro, localizada no município de Santo Amaro das Brotas - SE. Para tanto, foi privilegiado o gênero textual fábula, a partir do qual foram trabalhadas questões pertinentes à leitura, à compreensão e à escrita numa perspectiva textual-interativa da linguagem. Metodologicamente, foi aplicada uma sequência didática estruturada a partir de textos do referido gênero, envolvendo atividades de leitura, interpretação e escrita processual. Do ponto de vista conceitual, ganharam destaque autores como Marcuschi (2008) e seus estudos sobre os gêneros textuais; Passarelli (2012), com suas reflexões sobre a perspectiva processual da escrita; Koch e Elias (2014, 2017), com estudos acerca de leitura, compreensão e produção de textos; Suassuna (2011), com estudos sobre avaliação e reescrita de textos escolares; Antunes (2014), com reflexões sobre as práticas docentes nas aulas de português; Soares (2008) e seus estudos sobre produção e revisão textual; Ruiz (2015) e suas reflexões sobre correção de redações na escola; dentre outros autores. A análise da aplicação mostrou que os alunos ampliaram suas competências discursivas em diversos pontos, tais como: o reconhecimento da fábula enquanto gênero textual, bem como de sua função social; a reflexão crítica acerca das temáticas apresentadas; e a apropriação de procedimentos de escrita, planejamento e revisão.
Resumen : Taking in consideration studies in writing as a procedural activity, in which the text needs to go through revision stages until its completion, and since school is a propitious environment for the training of readers and the development of written skills, there is a need for a deepening of the discussions about these topics in the school environment. From this study, a work was carried out with a group on the 6th grade at the elementary school Esperidião Monteiro , a State School located in the city of Santo Amaro das Brotas, Sergipe. For that, the fable textual genre was privileged, from which issues related to reading, comprehension and writing were worked out in a textual-interactive perspective of language. Methodologically, a structured didactic sequence was applied from texts of tales, involving activities of reading, comprehension and procedural writing. From a conceptual point of view, authors like Marcuschi (2008) and his studies on textual genres which have gained prominence; Passarelli (2012), about the reflections on writing as a process; Koch and Elias (2014, 2017), with studies in the area of reading, comprehension and text production; Suassuna (2011), with studies about evaluation and rewriting of school texts; Antunes (2014, 2016, 2017), with reflections on textual and teaching practices in Portuguese classes; Soares (2008), and her studies about production and textual revision; Ruiz (2015) and her reflections on correction of essays in school; among other authors. The analysis of the application showed that students broadened their discursive skills in several points, such as: the recognition of the fable as a textual genre as well as its social function; the development of a critical reflection on the theme presented in the texts; and the appropriation of procedures of planning, writing and text review.
Palabras clave : Leitura
Reação crítica de leitores
Escrita criativa
Ensino fundamental
Fábulas
Material didático
Compreensão leitora
Escrita processual
Sequência didática
Comprehention
Procedural writing
Fables
Reading
Didatic sequency
Texts
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : BISPO, Dalila Santos. Leitura, compreensão e produção textual : o gênero fábula em cena. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10315
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DALILA_SANTOS_BISPO.pdf2,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.