Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título : Diálogos literários : debatendo o preconceito étnico-racial a partir das falas dos personagens (Caderno pedagógico)
Autor : Silva, Ullisses Alves
Fecha de publicación : 2018
Director(a): Bruno, Alberto Roiphe
Resumen: O presente material pedagógico tem o intuito de apresentar aos docentes uma opção para um trabalho de letramento literário que, entre outras coisas, busque desenvolver a competência literária, aprimorar a construção de sentidos no texto e debater temáticas socialmente significativas para os alunos. Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa-ativista realizada na Escola Municipal Maria Isabel C. Nabuco D’Àvila (anexo Porto do Mato) no município de Estância, entre os meses de outubro e novembro de 2017. A partir da aplicação de uma sequência didática, este trabalho procurou utilizar os diálogos dos personagens como ferramenta educacional para iniciar um processo de letramento literário que, buscando a apropriação da literatura enquanto linguagem, colaborasse para a construção de sentidos e no conhecimento dos elementos estruturais de uma sequência dialogal. Outro objetivo foi, em consonância com Lei 10.639/03, que discorre sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil, evidenciar e debater o preconceito étnico-racial por meio da leitura de textos literários dialogados. A ideia de desenvolver nos discentes a capacidade interpretativa, além de evidenciar e debater o preconceito étnico-racial por meio da leitura de textos literários dialogados nasce da percepção do potencial da sequência dialogal para aprimorar a construção de sentido dos alunos. O presente material é composto pela introdução, na qual fundamentamos teoricamente o trabalho, e outra prática na qual apresentamos de forma detalhada as instruções para o desenvolvimento da sequência didática. Por meio deste trabalho, você professor poderá utilizar o texto dialogal, tão comum no cotidiano de todos, para aguçar a construção de sentidos dos seus alunos, apresentar os elementos estruturais de um diálogo e promover debate franco e necessário sobre a temática do preconceito étnico-racial.
Palabras clave : Letramento literário
Diálogos
Construção de sentidos
Sequência dialogal
Lei 10.639/03
Caderno pedagógico
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Es parte de: Diálogos literários : debatendo o preconceito étnico-racial a partir das falas dos personagens
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ULLISSES_ALVES_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf449,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.