Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Linguagens e discursos no ensino de leitura (Caderno pedagógico) |
Authors: | Castro, Weslin de Jesus Santos |
Issue Date: | 2018 |
Advisor: | Damaceno, Taysa Mércia Santos Souza |
Resumo : | Este módulo didático, entendido como um caderno de atividades organizadas em oficinas a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos, é resultado de um projeto de leitura idealizado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no período entre março de 2017 e março de 2018, como pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Ele foi aplicado com alunos da referida série, em uma unidade escolar da rede pública estadual, fato que colaborou com a formatação da versão final. Ao apresentá-lo aos colegas professores de Língua Portuguesa, nosso objetivo é contribuir com a melhoria do ensino de leitura por meio da instrumentalização do trabalho docente. Assim, este suporte propõe atividades que priorizam o desenvolvimento da habilidade de interpretar textos de natureza multimodal em uma perspectiva discursiva crítica, contemplando o quinto descritor do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica – SAEB, qual seja, interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). A elaboração deste material se deu a partir da concepção de atividades de leitura para turmas que estão concluindo o Ensino Fundamental, cujos integrantes não demonstraram ter adquirido totalmente a habilidade prevista pelo quinto descritor. No tocante a sua estrutura, o módulo possui uma parte teórica, em que são apresentados os pressupostos que fundamentam o trabalho com leitura proposto aqui, e uma parte prática, em que são dispostas três oficinas que condensam as atividades de leitura. Finalmente, ao propormos esta ferramenta didática, destacamos a possibilidade de seu uso ser replicado em diferentes realidades pedagógicas, mediante as devidas adaptações a serem feitas em cada contexto de ensino e aprendizagem. |
Keywords: | Discurso Leitura Letramento Multimodalidade Módulo didático Caderno pedagógico |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Is part of: | Ensino da leitura sob a perspectiva discursiva crítica : trabalhando com textos de campanha comunitária |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WESLIN_JESUS_SANTOS_CASTRO-Caderno_Pedagogico.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.