Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10455
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Letramento social e cidadania : práticas de leitura para o 6º ano do ensino fundamental |
Autor : | Correia, Ingrid Kelly de Oliveira |
Fecha de publicación : | 22-feb-2018 |
Director(a): | Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza |
Resumen: | Este relatório visa à apresentação de um caderno pedagógico para professores de língua portuguesa, o qual objetiva a promoção do letramento social utilizando-se de textos que propiciem a reflexão e o debate acerca dos discursos de cidadania e de violência presentes no espaço escolar, bem como auxiliar o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes por meio da associação entre língua, texto e contexto social. As concepções teóricas aqui abordadas apoiam-se no conceito de discurso como o momento das práticas sociais, Fairclough (2008); nos estudos sobre letramento que o entendem como práticas sociais que envolvem leitura e escrita e a suas consequências para a sociedade, Street (2003,2014); Kleiman (2008); Rojo (2009), como também nos estudos de leitura e escrita como práticas discursivas inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem, Kleiman (2008). A elaboração do produto teve como campo de pesquisa uma unidade educacional integrante da rede pública de Sergipe, situada em um bairro periférico da capital, e como turma-alvo, o 6º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa enquadra-se no universo da pesquisa-ação educacional, Tripp (2005), e da pesquisa-colaborativa, os resultados obtidos conduziram à autorreflexão do professor e dos estudantes sobre a educação, sobre as práticas sociais daquela comunidade e acarretaram no planejamento de ações, a partir das práticas de leitura e escrita, que influenciarão o cotidiano dentro e fora da escola. |
Resumen : | This report aims at the presentation of a pedagogical book for Portuguese teachers which aims to promote social literacy using texts that encourage reflection and debate about discourses of citizenship and the multiple violences present in the school space, as well as to assist the development of students' communicative competence through the association between language, text and social context. The theoretical conceptions discussed here are based on the concept of discourse as the moment of social practices, Fairclough (2008); in literacy studies that understand it as social practices involving reading and writing and its consequences for society, Street (2003,2014); Kleiman (2008); Rojo (2009), as well as in reading and writing studies as discursive practices inseparable from the contexts in which they are developed, Kleiman (2008). The elaboration of the product had as research field an educational unit that is part of the public schools of Sergipe/Brazil, located in a peripheral district of the capital, and as target group, the 6th year of elementary school. This research fits the universe of educational action research, Tripp (2005), and collaborative research, the results obtained led to self-reflection of the teacher and students about education, about the social practices of that community and led to the planning of actions, from the practices of reading and writing, which will influence the daily life in and out of school. |
Palabras clave : | Letramento social Leitura Cidadania Social literacy Reading Citizenship |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citación : | CORREIA, Ingrid Kelly de Oliveira. Letramento social e cidadania : práticas de leitura para o 6º ano do ensino fundamental. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10455 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
INGRID_KELLY_OLIVEIRA_CORREIA.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.