Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10458
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Leitor-detetive : jogo digital para leitura de artigo de opinião
Otros títulos : Detective-reader : digital game for the reading of opinion articles
Autor : Souza, Marcos André de
Fecha de publicación : 20-feb-2018
Director(a): Cardoso, Denise Porto
Resumen: Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo digital Leitor-Detetive, uma ferramenta para a leitura de artigos de opinião, que visa desenvolver a leitura de alunos do 9º ano. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e intervencionista. O embasamento teórico deste objeto de aprendizagem foi construído com as lições de Kleiman (1993), Silva (1998), Leffa (1999), Huizinga (2014), Koch; Elias (2016), Marcuschi (2017), Roiphe (2017), dentre outros. No jogo, estão presentes artigos de opinião com dois posicionamentos, um contrário ao outro, mas construídos a partir de um mesmo parágrafo de introdução.A interação entre aluno-jogo-aprendizagem está presente por meio da multimodalidade do jogo. O objeto de aprendizagem foi aplicado na turma do 9º ano da Escola Estadual José de Alencar Cardoso, em Aracaju-Sergipe. A análise dos dados de desempenho dos alunos no jogo digital indicou uma melhora nos resultados de questões associadas a descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB).Inserido num conjunto de ações pedagógicas sistematizadas, o jogo digital Leitor-Detetive pode auxiliar no desenvolvimento da leitura de alunos do 9º ano e na formação de cidadãos preparados para o exercício das práticas sociais.
Resumen : This study aims to present the digital game Detective-Reader, a tool for the reading of opinion articles, which aims at developing the reading skills of 9th graders. It is a research, of qualitative, interpretative and interventionist nature. The theoretical background for this learning object was based on Kleiman (1993), Silva (1998), Leffa (1999), Huizinga (2014), Koch; Elias (2016), Marcuschi (2017), Roiphe (2017), among others. In the game, there are two opinion articles with contradicting ideas, but they are all written with the same introductory paragraph. The interaction between student-game-learning is present through the multimodality of the game. The learning object was used in the9th grade of the Escola Estadual José de Alencar Cardoso, in Aracaju-Sergipe. The analysis of the performance data of the students in the digital game indicated that there was an improvement in the results of the questions associated to the descriptors of the document Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB). As part of a set of pedagogical and systematized actions, Detective-Reader can aid 9th grade students in their development of reading skills and in the education of citizens prepared to the exercise of social practices.
Palabras clave : Leitura
Oratória
Escrita criativa
Cidadania
Jogos educativos
Argumentação
Artigo de opinião
Jogos digitais
Argumentation
Opinion article
Citizenship
Digital game
Reading
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : SOUZA, Marcos André de. Leitor-detetive : jogo digital para leitura de artigo de opinião. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10458
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCOS_ANDRE_SOUZA.pdf4,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.