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Document Type: Tese
Title: Teoria e ensino de história na Espanha : as prescrições de Ignácio Ramón Miró y Manent (1855-1889)
Authors: Santos, Analice Alves Marinho
Issue Date: 6-Feb-2018
Advisor: Oliveira, Itamar Freitas de
Resumo : Neste trabalho, analisamos a relação Teoria da História vs. Ensino de História, problematizando as apropriações do “método crítico” do historiador espanhol Ignacio Ramón Miró y Manent (1821-1892), que propôs um “ensino de história” patriótico e cristão para a educação escolar espanhola da segunda metade do século XIX. Por meio da análise de conteúdos de Laurence Bardin (1977), identificamos na produção bibliográfica do historiador as finalidades e a metodologia prescritas para a disciplina escolar História e analisamos como, em seus escritos, Ignacio Miró associa o ensino de História à formação de sujeitos para um tipo ideal de nação: a Espanha católica, integrada e única. Como resultados, afirmamos que Ignacio Miró apresenta duas variantes da História: a do ensino escolar e a do ensino de História praticado nas Universidades. Para Ignacio Miró, o ensino escolar de História é marcado pelo excesso de informações desconexas e desinteressantes para o aluno. Como solução, propõe um ensino educativo, que enfatiza o desenvolvimento das habilidades de ordenação dos seleção e ordenação dos fatos notáveis para a experiência espanhola (trabalho do professor), compreensão dos fatos e encadeamento dos mesmos com identificação de causas e consequências (trabalho do aluno). As propostas, entretanto, são caracterizadas por contradições entre o que pensava como Teoria da História e o que indicava para o ensino na escolarização básica, como também pelo cultivo de um sentimento nostálgico, em contraste com uma Espanha que abandonava o pensamento conservador em termos políticos e religiosos, no último terço do século XIX.
Abstract: This dissertation analysis the relation Theory of History versus Teaching of History problematizing the appropriations of the critical method developed by Spanish historian Ignacio Ramón Miró y Manent (1821-1892). In the second half of the nineteenth century, Miró y Manent proposed a patriotic and Christian teaching of history for Spanish schools. Drawing upon Laurence Bardin’s analysis of content technic (1977), we were able to identify the intents and methodology Miró y Manent recommended to the discipline of history. Thereafter, we analyzed how the author associated the teaching of history to the formation of individuals for an ideal type of nation: a Spain that was catholic, unified, and unique. This study claims that Miró y Manent presented two conceptions of History: one for school teaching and other for universities. In his opinion, the teaching of history in schools presented an excess of disconnected information uninteresting to students. As a solution, the Spanish historian proposed a teaching of history focused on the development of skills to understanding important facts of the Spanish experience (teacher’s role), the comprehension of facts, and connection between causes and consequences (student’s role). Nevertheless, Miró y Manent’s proposals present contradictions between his understanding of Theory of History and his suggestions for basic education. Furthermore, his scholarship evidences some nostalgia in a moment when Spain was leaving behind political and religious conservative ideals in the late nineteenth century.
Keywords: Educação
História
Currículos
Ensino de história
Ensino religioso
Espanha
Ciência
Método histórico
History
Historical method
History teaching
Science
Spain
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Analice Alves Marinho. Teoria e ensino de história na Espanha : as prescrições de Ignácio Ramón Miró y Manent (1855-1889). 2018. 125 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristõvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10663
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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