Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10680
Document Type: | Dissertação |
Title: | Inferência da confiança do aluno no professor : um modelo de predição baseado em critérios cognitivos e afetivos |
Authors: | Figueiredo, Raquel Monteiro de Castro Tavares |
Issue Date: | 10-Aug-2018 |
Advisor: | Nunes, Maria Augusta Silveira Netto |
Co-advisor: | Longhi, Magali Teresinha |
Resumo : | Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA) são espaços caracterizados pela comunicação e cooperação de seus participantes. Podem ser utilizadas como salas de aulas virtuais para o ensino não presencial (Ensino a Distância) ou como ferramentas de apoio ao ensino presencial (interação extra aula). No entanto, sua eficiência depende do comprometimento de seus membros que enriquecem as comunidades virtuais com o compartilhamento de informações, materiais e cooperam com os demais membros. Quando situações de divergências, ausência de informações ou cooperação com outros membros ocorrem podem acarretar na falta de confiança, desinteresse e desmotivação a cooperação. Desse modo, cabe ao professor/tutor, como mediador, estimular e auxiliar os alunos a estabelecerem relações de confiança. A confiança, portanto, apresenta-se como um fator relevante às interações sociais. É um indicativo da motivação e da intenção de cooperação dentro desses espaços virtuais. Modelos computacionais de confiança atribuem a esses ambientes a capacidade de inferir a confiança entre indivíduos e dão ao professor uma visão mais próxima daquela proporcionada em ambientes físicos. O modelo de confiança proposto por esta dissertação utiliza os critérios de propensão à confiança, familiaridade, reputação e risco para a inferência da confiança que o aluno deposita em seu professor. Os resultados obtidos com a aplicação do modelo a ambientes de comunidades virtuais reais forneceram indicações de que a confiança de um aluno em seu professor pode ser inferida considerando os critérios de propensão à confiança, familiaridade, reputação e risco envolvidos em sua interação na comunidade. |
Keywords: | Confiança Modelo preditivo Inferência afetiva Computação afetiva Comunidade virtual acadêmica Trust Computational model Affective inference Affective computing Virtual academic community |
Subject CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ciência da Computação |
Citation: | FIGUEIREDO, Raquel Monteiro de Castro Tavares. Inferência da confiança do aluno no professor : um modelo de predição baseado em critérios cognitivos e afetivos. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10680 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAQUEL_MONTEIRO_C_TAVARES_FIGUEIREDO.pdf | 23,69 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.