Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11123
Document Type: Monografia
Title: Base Nacional Comum Curricular : dialogando com professores de Educação Física
Authors: Melo, Sidney Rocha de
Issue Date: 1-Apr-2019
Advisor: Menezes, José Américo Santos
Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e descrever sobre o que pensam alguns professores de Educação Física do estado de Sergipe acerca desta proposta. No plano metodológico, trata-se de uma pesquisa educacional com abordagem qualitativa de cunho descritivo, utilizando-se como instrumento de produção de dados um questionário semiestruturado com dez professores de Educação Física da rede pública do estado de Sergipe. Após as análises e discussões dos dados produzidos, as principais constatações foram: a maioria dos professores pesquisados não vêem a base como prioridade principal na atual conjuntura do sistema educacional brasileiro, por entender que há outras demandas que precisam ser tencionadas. No tocante as expectativas em relação à BNCC, a maioria dos professores entendem a padronização dos conteúdos, proposta na base, como ponto positivo. Sobre as instituições de ensino, as mesmas realizaram ações para a disseminação das informações e debates sobre a BNCC de forma tímida, não favorecendo o acompanhamento e debate crítico do processo de criação e implantação, dificultando o acompanhamento do processo de criação e implantação da base. Diante deste contexto, ressaltamos que a pesquisa ajudou a refletir sobre as políticas públicas educacionais e as formas como são construídas e implantadas, advindas de uma construção histórica e com isso muito dos que irão operacionalizalas de forma direta essas políticas ficam receosos. O que nos aclama para um perfil docente que participe e faça parte dos processos de construções das políticas educacionais, acompanhando os rumos da nossa educação.
Abstract: The present research had as main objective to reflect on the National Curricular Common Base (BNCC) and to describe what some Physical Education teachers in the state of Sergipe think about this proposal. At the methodological level, this is an educational research with a descriptive qualitative approach, using as a data production tool a semi-structured questionnaire with ten Physical Education teachers from the public network of the state of Sergipe. After analyzing and discussing the data produced, the main findings were: most of the teachers surveyed do not see the base as a main priority in the current situation of the Brazilian educational system, since there are other demands that need to be considered. Concerning expectations regarding BNCC, most teachers understand the standardization of content, proposed at the bottom, as a positive point. Regarding educational institutions, they carried out actions to disseminate the information and debates about the BNCC in a timid manner, not favoring the monitoring and critical debate of the creation and implementation process, making it difficult to follow the process of creation and implementation of the database. Given this context, we emphasize that research has helped to reflect on educational public policies and the ways in which they are constructed and implemented, coming from a historical construction and with that many of those who will directly operationalize them, these policies are afraid. What brings us to a teaching profile that participates and is part of the processes of construction of educational policies, following the direction of our education.
Keywords: Educação física
Ensino de educação física
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Formação de professores
Curricular basis
Physical education
Teacher
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citation: Melo, Sidney Rocha de. Base Nacional Comum Curricular : dialogando com professores de Educação Física. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11123
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sidney_Rocha_Melo.pdf499,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.