Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11124
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Ouvindo professores sobre o movimento corporal no cotidiano da educação infantil |
Autor : | Gomes, Luizy Dominique Santos |
Fecha de publicación : | 1-abr-2019 |
Director(a): | Menezes, José Américo Santos |
Resumen: | Através da presente pesquisa objetivou-se conhecer o que pensam os professores das escolas do munícipio de São Cristóvão- SE, sobre as implicações do movimento corporal no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Ainda, descrever e analisar as concepções de movimento dos professores que atuam na Educação Infantil. E finalmente, identificar as ações de movimento desenvolvidas pelos professores na rotina da Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas discussões sobre a importância do movimento corporal para o desenvolvimento e para a aprendizagem infantil partindo das considerações e conclusões de Henri Wallon a partir da interpretação realizadas por alguns estudiosos. Em seguida, realizamos um breve diálogo entre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI e autores que discutem e pesquisam a relação entre movimento humano e desenvolvimento. No plano metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo, em que utilizou-se da entrevista estruturada com as professoras e a observação da rotina institucional como instrumento de produção de dados. A pesquisa contou com a colaboração de 08 (oito) professoras que atuam na Educação Infantil em instituições localizadas no município de São Cristóvão. De forma mais especifica, buscamos verificar a utilização do movimento corporal e a importância dada pelas professoras para essa temática como uma ferramenta pedagógica. Após a etapa de coleta e análise dos dados, construímos as seguintes constatações: as professoras e as instituições realizam suas atividades priorizando o desenvolvimento físico/orgânico do corpo e esse olhar reflete em suas ações, na estrutura e na rotina planejada para as crianças. |
Palabras clave : | Educação física Ensino de educação física Movimento corporal Desenvolvimento infantil Educação infantil |
Área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Gomes, Luizy Dominique Santos. Ouvindo professores sobre o movimento corporal no cotidiano da educação infantil. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, 2019 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11124 |
Aparece en las colecciones: | Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luizy_Dominique_Santos_Gomes.pdf | 635,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.