Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11234
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Módulo didático para a construção de inferências no ensino fundamental |
Authors: | Souza, Iderlânia Costa |
Issue Date: | 2019 |
Resumo : | Salienta-se que um dos objetivos do ensino de Língua Portuguesa é capacitar o estudante para que seja capaz de empregar a língua de forma adequada as diversas situações de interação social. Diante do exposto, a escola deve criar mecanismos para que os discentes possam utilizar as modalidades oral e escrita da língua de modo significativo nas diferentes esferas de comunicação humana. Nesse contexto, é preciso que o ensino de Língua Portuguesa seja alicerçado no ensino-aprendizagem dos variados gêneros textuais os quais circulam em nossa sociedade, porque amplia a compreensão linguística e discursiva dos estudantes, visto que envolve diversas formas de participação social que eles podem adquirir fazendo uso da linguagem. Nesse sentido, ressalta-se ainda que o professor precisa estimular o discente a fazer o uso da leitura e da escrita, dentro e fora do ambiente de sala de aula demonstrando através de práticas de leitura e escrita de diversos gêneros com temáticas pertencentes ao contexto sociocultural do aluno que a linguagem não é apenas saber usar aos mecanismos linguísticos, mas, à compreensão do co-texto articulada a todo seu conhecimento de mundo. Por meio dessas observações, foi desenvolvido uma pesquisa de intervenção, no qual a experiência inicial foi realizada numa turma de 7° ano do Ensino Fundamental, anos finais, de um colégio estadual, localizado em Muribeca-SE, pois os estudantes dessa turma têm dificuldade em compreender o que leem, ficando muitos vezes apenas no nível da decodificação, ou seja, no nível superficial de leitura. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é contribuir com as práticas docentes que estão direcionadas a construção da habilidade de desenvolver a inferência nos estudantes do ensino fundamental (anos finais). Através de estratégias que favoreçam o desenvolvimento de inferências por estudantes do 7° ano do ensino fundamental e para isso, foi organizado um Módulo Didático que atenda às necessidades de estudantes de diferentes faixas etárias, pois, a turma foco da pesquisa tem uma realidade idade-série entre 12 a 19 anos. |
Keywords: | Leitura (Ensino fundamental) Leitores Reação crítica Ensino fundamental Compreensão leitora Inferência sociocultural Módulo didático Língua portuguesa |
Language: | por |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11234 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IDERLANIA_COSTA_SOUZA-Modulo-Didatico.pdf | 863,51 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.