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Tipo de Documento: Dissertação
Título: A (res)significação da produção escrita através do relato pessoal
Autor(es): Moura, Priscila Mendonça
Data do documento: 25-Fev-2019
Orientador: Almeida, Laura Camila Braz de
Resumo: A presente pesquisa analisou as produções textuais de uma turma do 6º ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual de Santo Amaro das Brotas – SE, em busca de estratégias para ressignificar a produção escrita através do desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos discentes, isto é, por meio do fortalecimento da autoestima e da identidade, como uma alternativa no combate ao ciclo de fracassos na escola pública. Pautada nos moldes da pesquisa qualitativa, desenvolvemos a pesquisa-ação por meio de uma sequência didática desenvolvida em sete etapas, tendo como produto um caderno pedagógico. O gênero relato pessoal foi o principal instrumento de coleta de dados e intervenção. O aporte teórico desse estudo foi norteado a partir do estudo acerca das habilidades socioemocionais de Abed (1996, 2016); da concepção sócio-histórica e dialógica proposta por Bakhtin (2003) em consonância com o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999); Soares (2003, 2007, 2016), Rojo (2009), Kleiman (2010) e Cosson (2016) foram utilizados como referência para as teorias de letramento; Marcuschi (2002, 2003) para tratar dos gêneros textuais; Leffa (1996), Solé (1998), Oliveira (2010) e Borba (2013, 2014) para tratar dos aspectos da leitura e da escrita; Passarelli (2012) e Geraldi (2012) no que concerne ao ensino de produção textual; Perrenoud (2000), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) embasaram a sequência didática, Jung (2008) trouxe os conceitos sobre símbolos e arquétipos; Campbel (2008) e Vogler (2015) foram utilizados para abordar a jornada do herói. A análise da aplicação mostrou que a sequência didática proporcionou reflexão sobre a identidade e o propósito de vida, alguns alunos ampliaram seus relatos pessoais, durante a escrita processual, com uma percepção positiva de si, além de proporcionar de maneira eficaz o vínculo entre os pares educativos.
Abstract: The present study analyzed the textual productions of a 6th grade class, Elementary School II, from a state public school of Santo Amaro das Brotas, in search of strategies to resignify written production through the development of the social - emotional abilities of students, that is, through the strengthening of self-esteem and identity, as an alternative in combating the cycle of failures in the public school. Guided by qualitative research, we developed action research through a didactic sequence developed in seven stages, having as product an educational book. The personal reporting genre was the main instrument for data collection and intervention. The theoretical contribution of this study was based on the study of Abed's (1996, 2016) socio-emotional abilities; of the socio-historical and dialogical conception proposed by Bakhtin (2003) in consonance with the sociodiscursive interactionism of Bronckart (1999); Soares (2003, 2007, 2016), Rojo (2009), Kleiman (2010) and Cosson (2016) were used as reference for literacy theories; Marcuschi (2002, 2003) to deal with textual genres; Leffa (1996), Solé (1998), Oliveira (2010) and Borba (2013, 2014) to deal with aspects of reading and writing; Passarelli (2012) and Geraldi (2012) regarding the teaching of textual production; Perrenoud (2000), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) based the didactic sequence, Jung (2008) brought the concepts about symbols and archetypes; Campbel (2008) and Vogler (2015) were used to approach the hero's journey. The analysis of the application showed that the didactic sequence provided reflection on the identity and the purpose of life, some students extended their personal reports during the procedural writing, with a positive perception of themselves, in addition to effectively providing the link between peers education.
Palavras-chave: Escrita
Ressignificação
Relato pessoal
Habilidades socioemocionais
Letramento
Gêneros textuais
Writing
Re-signification
Personal report
Social-emotional skills
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: MOURA, Priscila Mendonça. A (res)significação da produção escrita através do relato pessoal. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11252
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