Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254| Tipo de Documento: | Caderno pedagógico | 
| Título : | Tira cômica: construindo caminhos para a leitura inferencial | 
| Otros títulos : | Manual do professor : orientações para a leitura | 
| Autor : | Freire, Thiago Domingos | 
| Fecha de publicación : | 2019 | 
| Resumen: | Este Caderno Pedagógico foi elaborado a partir de um estudo sobre a situação real em sala de aula. Por meio de avaliadores externos e uma avaliação diagnóstica da turma, foi possível identificar e escolher um problema de desempenho recorrente do grupo. Por isso, o foco do trabalho está voltado para implementação de estratégias de leitura que auxiliem no desenvolvimento de habilidades inferenciais, mais especificamente duas (2) habilidades. • Inferir o efeito de sentido da pontuação e da polissemia como recurso para estabelecer humor em tiras (Nível 4); •Inferir sentidos de palavras, [...] de expressões, linguagem verbal e não verbal e de pontuação em tirinhas (Nível 5); Esses objetivos foram retirados da Prova Brasil e aparecem aqui acompanhados de estratégias de leitura (conhecimento das características do gênero textual tira cômica; formulação de hipóteses sobre as tiras e confirmação das informações; Reconhecimento da intertextualidade nas tiras). Optou-se por essa forma por justamente facilitar no cumprimento dos objetivos principais, uma vez que ao inserir o trabalho com as estratégias de leitura, a inferência se torna uma consequência. No entanto para se chegar a essa estruturação e pretensão este CP contou com a presença de fundamentação teórica acerca do ensino dos gêneros textuais nas aulas de português (BRASIL, 1998); a compreensão da unidade básica de ensino: os gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002); a multimodalidade na era moderna (DIONÍSIO, 2005), (ZACCHI, 2016); o gênero textual tira cômica (RAMOS, 2017); concepção de leitura adotada (SOLÉ, 1998); a compreensão (MARCUSCHI, 2008); ideia de inferência (KOCH, 2008) e entre outras referências. | 
| Palabras clave : | Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Leitura (Ensino fundamental) Compreensão na leitura Leitura Tira cômica | 
| Idioma : | por | 
| Institución: | UFS | 
| Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras | 
| URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254 | 
| Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| THIAGO_DOMINGOS_FREIRE-CadernoPedagogico.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
