Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11263
Document Type: | Monografia |
Title: | Modelos didáticos táteis sobre fotossíntese para alunos deficientes visuais |
Authors: | Santos, Thaislany Ferreira |
Issue Date: | 9-May-2019 |
Advisor: | Silva, Elizamar Ciríaco da |
Resumo : | Modelos didáticos táteis são ferramentas adaptadas para auxiliar alunos com deficiência visual na compreensão de conteúdos complexos, nas diversas disciplinas escolares. O uso de tais modelos, para alunos com baixa visão e cegueira, é considerado um meio ideal para proporcionar uma melhor compreensão de processos complexos ministrados nas aulas de Ciências e Biologia. São materiais que possuem como função, facilitar o processo de aprendizagem para esse público alvo e, assim, possibilitar a inclusão destes alunos em turmas de ensino regular. Os modelos didáticos táteis constituem uma opção de ferramenta para a utilização por professores em sala de aula, devido ao baixo custo dos materiais e tempo para produção. Os modelos didáticos táteis retratam imagens que são trazidas pelos livros, garantindo aos alunos com deficiência visual a compreensão de conteúdos através do sentido do tato, da mesma forma que os alunos videntes. Esses modelos, quando acompanhados de legenda em Braille, essencial para deficientes visuais, permitem que os alunos possam revisar o conteúdo de maneira autônoma, ou seja, sem o auxílio do professor ou de um colega. Sendo assim, o objetivo do presente projeto foi elaborar modelos didáticos táteis para auxiliar alunos com deficiência visual nas disciplinas de Ciências e Biologia, referente ao conteúdo de fotossíntese, utilizando materiais de baixo custo e que garantem uma certa durabilidade. Foram elaborados modelos didáticos táteis representando a folha, uma célula vegetal com as principais organelas, um fragmento de tilacóide exemplificando a etapa fotoquímica e um modelo com a etapa bioquímica da fotossíntese. Todos os modelos vieram acompanhados de indicação impressa em português e em Braille, além de um pequeno manual de instrução impresso em português e em Braille. Os materiais confeccionados poderão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem a alunos com deficiência visual, constituindo uma ferramenta importante para este processo e para a inclusão dos mesmos. |
Keywords: | Biologia Ensino de biologia Deficiência visual Alunos cegos Baixa visão Ambiente escolar Inclusão Educação especial Braille |
Subject CNPQ: | CIENCIAS AGRARIAS |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citation: | Santos, Thaislany Ferreira. Modelos didáticos táteis sobre fotossíntese para alunos deficientes visuais. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11263 |
Appears in Collections: | Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thaislany_Ferreira_Santos.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.