Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11267
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Uma coleção herborizada “PANC” como recurso didático para o ensino de biologia |
Autor : | Farias, Alaine Santana de |
Fecha de publicación : | 25-abr-2019 |
Director(a): | Oliveira, Marla Ibrahim Uehbe de |
Resumen: | O ensino nas escolas brasileiras utiliza predominantemente a Abordagem Tradicional, e embora ainda eficaz, não é mais suficiente para a aprendizagem das gerações atuais. Assim, faz-se necessário edificar a relação de parceria entre professor e aluno. Entretanto, no ensino de Ciências e Biologia ainda existem limitações para isso, como a memorização excessiva de conceitos e teorias, além da descontextualização. O uso de diferentes estratégias pode estimular a aprendizagem. As coleções biológicas, quando relacionadas às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), podem ser uma excelente forma de contextualizar o conteúdo botânico com plantas presentes no dia a dia dos alunos. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma coleção herborizada PANC para ser utilizada em aulas de Biologia, visando contribuir para uma aprendizagem mais atrativa e significativa. Foram coletadas onze plantas em localidades diversas de Sergipe, Brasil, para compor uma coleção.A herborização seguiu técnicas usuais e frutos foram preservados em álcool 70% para observação de estruturas de forma íntegra. A identificação foi confirmada por comparação com materiais depositados no Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE) e a montagem feita em cartolina branca, contando com informações de coleta em uma etiqueta de dados. Um manual foi elaborado para orientar os professores sobre as PANC, sua diversidade e importância. Todos os procedimentos foram explicados e ilustrados para auxiliar a compreensão da montagem da coleção. Essa coleção, além de apresentar a diversidade de plantas alimentícias, possibilitará outras contribuições para a formação dos educandos. Entre elas, está a sensibilização dos alunos quanto à importância de espécies que são tidas como sem valor e utilidade tanto para o ser humano quanto para a natureza. Já o manual da coleção auxiliará/orientará o professor durante aulas de Botânica. Em meio à baixa motivação presente na educação atual, é necessário buscar alternativas para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, formar cidadãos cientes do mundo que está a sua volta. |
Palabras clave : | Biologia Ensino de biologia Botânica Coleção biológica Herbários Recurso didático Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Farias, Alaine Santana de. Uma coleção herborizada “PANC” como recurso didático para o Ensino de Biologia. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11267 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alaine_Santana_Farias.pdf | 878,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.