Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11376
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O Mercado Municipal de Aracaju e seus tempos : princípio, perda e reinvenção (1926-2000)
Otros títulos : The Municipal Market of Aracaju and its times : principle, loss and reinvention (1926-2000)
Autor : Filgueiras, Andrea Rocha Santos
Fecha de publicación : 11-mar-2019
Director(a): Silva, Eder Donizeti da
Resumen: O Mercado Municipal de Aracaju é composto por três edificações: o Antônio Franco (1926), o Thales Ferraz (1949) e o Albano Franco (1998), atualmente chamado de Gina Franco. Pensando em compreender como foi a apropriação deste espaço ao longo do tempo, idealizamos a presente pesquisa: O MERCADO MUNICIPAL DE ARACAJU E SEUS TEMPOS: PRINCÍPIO, PERDA E REINVENÇÃO (1926-2000), que tem por objetivo revisitar a história do mercado e as mudanças que ali se operaram ao longo dos anos, compreendendo o seu surgimento, principais acontecimentos e reinvenção. Foi realizado um estudo semântico, apresentando as identidades do Mercado. Desta forma, descrevemos fragmentos da sua história, tendo o desafio de tentar registrar alguns olhares dos que vivenciaram esse cotidiano em cada época. Para reconstruirmos essa trajetória, recorremos à historiografia sergipana; a publicações em jornais, revistas e em documentos oficiais; ao uso de imagens e à metodologia da história oral.
Resumen : The Municipal Market of Aracaju consists of three buildings Antônio Franco (1926), Thales Ferraz (1949) and Albano Franco (1998), currently called Gina Franco. Thinking about understanding how it was the appropriation of this space over time, we idealize the present research: THE MUNICIPAL MARKET OF ARACAJU AND ITS TIMES: PRINCIPLE, LOSS AND REINVENTION (1926 – 2000), which aims to revisit the history of the market and changes that have operated over the years, comprising its emergence, main events and reinvention. A semantic study was carried out, presenting the identities of the Market. Thus, we describe fragments of its history having the challenge of trying to record some looks of those who experienced this daily life in each epoch. In order to rebuild this trajectory, we refer to the sergipana historiography; publications in newspapers, magazines and official documents; the use of images and the methodology of oral history.
Palabras clave : História de Sergipe
Mercado Municipal de Aracaju
Identidade social
Patrimônio cultural
Sergipe
História
Identidade
Mercado
Patrimônio
Reinvenção
History
Identity
Market
Heritage
Reinvention
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em História
Citación : FILGUEIRAS, Andrea Rocha Santos. O Mercado Municipal de Aracaju e seus tempos : princípio, perda e reinvenção (1926-2000). 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11376
Aparece en las colecciones: Mestrado em História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDREA_ROCHA_SANTOS_FILGUEIRAS.pdf4,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.