Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11455
Document Type: | Artigo |
Title: | Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analítico |
Other Titles: | Characteristics of the fulltime-school in germany: an analytical view Características de la escuela a tiempo integral en alemania: una mirada analítica |
Authors: | Kamski, Ilse Schmitz, Heike |
Issue Date: | 2018 |
Resumo : | Observa-se, no panorama educacional na Alemanha, uma reforma das escolas na última década. Houve um crescimento significativo de escolas que ofertam educação em tempo integral, que para sua implementação exige uma reorganização da instituição. Propõe-se aqui sistematizar, por meio de uma revisão da literatura científica alemã, características da escola em tempo integral com referência ao modelo de qualidade da escola em tempo integral de Holtappels, no qual são consideradas tanto a dimensão organizacional da instituição escolar como a pedagógica. Esse modelo apresenta um quadro de referência da qualidade para escolas em tempo integral no qual estrutura características, critérios e indicadores destacados por teorias educacionais e evidências empíricas. |
Abstract: | A school reform has been marking the German educational scenery in the
last decade. There was a significant increase in the number of schools offering fulltime education. Their implementation requires a reorganization of
schools. The aim is, through a review of the German scientific literature, to
systematize characteristics of fulltime-schools, based on the quality model
for fulltime-schools by Holtappels, which considers organizational and
pedagogical dimensions of an organizational development of the fulltime
school. Based on this, a reference Chart of quality for fulltime schools was
developed, structuring characteristics, criteria and indicators evidenced by
educational theories and empirical evidences. ________________________________________________________________________________________________________________________________ En el panorama educacional de Alemania se observa una reforma de las escuelas en la última década. Hubo un aumento significativo de escuelas que ofrecen educación a tiempo integral. Su implementación requiere una reorganización de la escuela. Se propone, en este caso, sistematizar, a través de una revisión de la literatura científica alemana, las características de la escuela a tiempo integral, con referencia al modelo de calidad de la escuela a tiempo integral de Holtappels, en el que es considerada tanto la dimensión organizacional como la pedagogía de la institución escolar y a partir de la cual se elaboró un cuadro de referencia de la calidad para las escuelas a tiempo integral, estructurando características, criterios e indicadores destacados por teorías educacionales y por evidencias empíricas. |
Keywords: | Educação Escola em tempo integral Alemanha Qualidade da escola Desenvolvimento organizacional Fulltime school Germany School quality Organizational development Escuela a tiempo integral Calidad de la escuela Desarrollo organizacional |
ISSN: | 1809-449X |
Is part of: | Revista Brasileira de Educação |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
Citation: | KAMSKI, I.; SCHMITZ, H. Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analítico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230066. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100254. Acesso em: 11 jul. 2019. |
License: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11455 |
Appears in Collections: | DED - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CaracteristicasEscolaAlemanha.pdf | 176,71 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.