Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11553
Tipo de Documento: Artigo
Título: A formação de professores de Educação Física: tensões e possibilidades do professor-reflexivo e do professor-pesquisador
Título(s) alternativo(s): The formation of physical education teachers: tensions and possibilities of the reflexive-teacher and the researcher-teacher
Autor(es): Mezzaroba, Cristiano
Data do documento: Abr-2016
Resumo: O ensaio tem como objetivo abordar aspectos ligados à formação de professores de Educação Física, dialogando com tensões e possibilidades relacionadas ao professor-reflexivo, proposto por Donald Schön, e também com aquilo que Stenhouse expôs quanto ao professor-pesquisador. Nessas duas abordagens é possível identificar aspectos que possivelmente ampliariam qualitativamente tanto a formação como a atuação dos professores de Educação Física, exemplificadas, no texto, quanto às questões que envolvem a (complexa) discussão sobre saúde – para além de sua abordagem biomédica; novos entendimentos em relação ao esporte e suas práticas – considerando-se seus aspectos socioculturais; e também a inclusão do uso crítico, criativo e produtivo das mídias e tecnologias visualizando possibilidades pedagógicas – naquilo proposto pela mídia-educação. Espera-se, com isso, reforçar a ideia do professor como intelectual de suas práticas, com capacidade e autonomia para lidar com o conhecimento e com os desafios que cotidianamente são apresentados a esses profissionais da educação.
Abstract: This essay aims at addressing aspects connected to the formation of Physical Education teachers, dialoguing with tensions and possibilities related to the reflexive-teacher, proposed by Donald Schön, and also with what Stenhouse exposed regarding the researcher-teacher. In these two approaches, it is possible to identify aspects that possibly qualitatively extended both the formation and the work of Physical Education teachers, which are exemplified in the text, regarding issues involving the (complex) discussion on health – beyond its biomedical approach; new understandings in relation to sport and its practices – considering their socio-cultural aspects; and also the inclusion of critical, creative and productive use of media and technologies visualizing pedagogical possibilities – which is proposed by media education. Thus, it is expected to reinforce the idea of the teacher as an intellectual of its practices, with capacity and autonomy in order to deal with the knowledge and the challenges that are presented daily to these education professionals.
Palavras-chave: Professor-reflexivo
Professor-pesquisador
Formação de professores
Educação física
Reflexive-teacher
Researcher-teacher
Teacher formation
Physical education
ISSN: 2178-5945
Parte de : Corpoconsciência
Idioma: por
Instituição/Editora: Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
Citação: MEZZAROBA, C. A formação de professores de Educação Física: tensões e possibilidades do professor-reflexivo e do professor-pesquisador. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 20, n. 1, p. 109-123, jan./abr. 2016. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4154. Acesso em: 24 jul. 2019.
Licença: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11553
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoProfessorReflexivoPesquisador.pdf488,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.