Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11621
Document Type: | Artigo |
Title: | Os Jogos Pan-Americanos Rio/2007 e o agendamento midiático-esportivo: um estudo de recepção com escolares |
Other Titles: | The Pan American Rio/2007 Games and the media-sports agenda: a reception study with scholars Los Juegos Panamericanos Río/2007 y el agendamiento mediático-deportivo: un estudio de recepción con escolares |
Authors: | Mezzaroba, Cristiano Pires, Giovani De Lorenzi |
Issue Date: | Jun-2011 |
Resumo : | Nesta pesquisa, caracterizada como estudo de recepção, analisamos como jovens estudantes compreendem e interpretam as estratégias de agendamento dos Jogos Pan-americanos Rio/2007. Para analisar os questionários-recordatários, os dados transcritos dos grupos de discussão e também do diário de campo, fizemos uso das técnicas da análise de conteúdo. Foram identificadas cinco categorias: Personagens do Pan, Infraestrutura e Segurança, Variedades, Tocha Pan-americana e Contagem Regressiva. Por fim, consideramos adequado sugerirmos o desenvolvimento de mídia-educação no âmbito escolar, em especial na Educação Física, a fim de ampliar as compreensões que envolvem a cultura esportiva dos alunos. |
Abstract: | In this study, characterized as a reception study, we analyze how young students
understand and interpret the scheduling strategies of the Pan American Rio/2007 Games’
Agenda. To analyze the recall-questionnaires, the transcripted data of the discussion groups,
as well as the field notes, we used the techniques of the content analysis. Were identified
5 categories: Pan Personalities, Infrastructure and Security, Variety, Pan American Torch and
Countdown. Finally, we considered appropriate to suggest the development of the media
education in schools, especially concerning Physical Education, to broaden the understandings
that involve the sporting culture of the students.________________________________________________________________________________________________________________________________ En esta investigación, caracterizada como estudio de recepción, analizamos como los jóvenes estudiantes comprenden e interpretan las estrategias de agendamiento de los Juegos Panamericanos Río/2007. Para analizar los cuestionarios-recordatorios, los datos transcriptos de los grupos de discusión y también del diario de campo, hicimos uso de las técnicas de análisis de contenido. Fueron identificadas 5 categorías: Personajes del Panamericano, Infraestructura y Seguridad, Variedades, Antorcha Panamericana y Cuenta Regresiva. Finalmente, consideramos adecuado sugerir el desarrollo de la media-educación en el ámbito escolar, en especial en la Educación Física, con el fin de ampliar las comprensiones que envuelven la cultura deportiva de los alumnos. |
Keywords: | Estudo de recepção Agendamento esportivo XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 Educação física escolar Reception study Scheduling sports XV Pan American Games Rio 2007 Physical education Estudio de recepción Agendamiento deportivo XV Juegos Panamericanos Rio 2007 Educación física escolar |
ISSN: | 2179-3255 |
Is part of: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
Citation: | MEZZAROBA, C.; PIRES, G. De L. Os Jogos Pan-Americanos Rio/2007 e o agendamento midiático-esportivo: um estudo de recepção com escolares. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 337-355, abr./jun. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000200005. Acesso em: 02 ago. 2019. |
License: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11621 |
Appears in Collections: | DEF - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JogosPanAmericanosRio.pdf | 112,23 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.