Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11637
Document Type: Artigo
Title: Como incorporar a mídia/TICs nas aulas de educação física: uma análise das proposições veiculadas na Revista Nova Escola
Other Titles: How to incorporate the media/ICT in Physical Education classes: an analysis of the proposals conveyed in the Nova Escola journal
Authors: Mendes, Diego de Sousa
Mezzaroba, Cristiano
Issue Date: Aug-2012
Resumo : Esta pesquisa, de caráter documental-descritivo, procurou identificar e analisar na Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, reportagens que tematizaram o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na Educação Física escolar (EF). Durante o período de junho de 2009 a junho de 2010, foram identificadas sete reportagens, sendo quatro delas oriundas do material impresso e três observadas no site da RNE. Após a coleta e organização dos dados, o material analisado permitiu que se constatasse que a concepção utilizada pela RNE enfatizou as questões instrumentais da mídia e das TICs nas aulas de EF, apresentando, por vezes, proposições – embora limitadas, considerando-se o que é preconizado pela mídia-educação – quanto à análise e uso de vídeos e materiais impressos nas aulas. Assim, mesmo que consideremos certo “avanço” no fato de a revista pesquisada trazer tais discussões/ proposições também para a EF, cabe aqui uma crítica à forma como isso está se materializando (sua ênfase nos aspectos técnicos/instrumentais em detrimento da dimensão crítica, ativa e produtiva), ao mesmo tempo em que sugerimos um olhar mais amplo sobre as questões da “mídia-educação” no que se refere à apreciação da cultura esportiva, às questões discursivas da mídia e à mediação pedagógica nas aulas de EF.
Abstract: This descriptive-exploratory study has attempted to identify and analyze the “Nova Escola Magazine” articles – published by Abril - on the use of information technology and communication in Physical Education (PE) in elementary school. Seven reports were found in the period from June 2009 to June 2010, four of which in the printed magazine and three in the RNE website. After collecting and organizing the data, all the material undergone content analysis, which allowed us to realize that the conception used by the “Nova Escola Magazine” emphasized the instrumental dimension of media and technology (the use of technology as a didactic resource) in PE classes, sometimes presenting propositions, although limited – considering what is advocated in Media Education – for the analysis and use of videos and printed materials in classes. Thus, while considering some advance in the fact that the magazine brought up such discussions and propositions also for PE, it is relevant to make a critique on how this is happening (the emphasis on the technical/instrumental aspects over the critical, active and productive dimension). At the same time, we suggest a broader outlook on the issues of Media-education regarding the assessment of sporting culture, the discursive issues of media and the pedagogical actions in PE classes.
Keywords: Revista Nova Escola
Mídia-educação
Educação física escolar
Nova Escola magazine
Media education
Physical education
ISSN: 2236-9767
Is part of: Impulso
Language: por
Publisher / Institution : Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba
Citation: MENDES, D. de S.; MEZZAROBA, C. Como incorporar a mídia/TICs nas aulas de educação física: uma análise das proposições veiculadas na Revista Nova Escola. Impulso, v. 22, n. 54, p. 59-72, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/575. Acesso em: 06 ago. 2019.
License: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11637
Appears in Collections:DEF - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IncorporarMidiaAulasEducacaoFisica.pdf415,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.