Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11933
Document Type: | Monografia |
Title: | Avaliação da aprendizagem escolar : práticas avaliativas desenvolvidas por professores no/do ensino fundamental |
Authors: | Santos, Nayra Regina Andrade |
Issue Date: | 7-Nov-2018 |
Advisor: | Vasconcelos, Carlos Alberto |
Resumo : | A avaliação da aprendizagem deve fazer parte do avanço e crescimento dos educandos e não ser uma arma de tortura ou punição. Com isso, a finalidade desta discussão é provocar uma reflexão sobre avaliação, principalmente por parte do professor. O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas avaliativas de três professoras do 4° ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima, localizada na cidade de Lagarto, Sergipe. A abordagem metodológica é a qualitativa com estudo de caso, tendo a entrevista e observação como instrumentos de coleta de dados. Para a realização deste estudo, contamos com a contribuição teórica de Berger (2002), Haydt (1997; 2008), Hoffmann (1994; 2000), Gil (2008), Libâneo (1994) e Luckesi (2001) e outros. Na análise dos dados, percebeu-se que as docentes investigadas utilizam a prova como principal instrumento avaliativo e definem a avaliação como um processo contínuo que deve ocorrer durante todo o processo de ensino. Por meio dos resultados, podemos concluir que a avaliação ainda é voltada para a classificação, tendo a nota como aspecto principal. Os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo levaram-me a associar a teoria com a prática, perceber que ambas são complementos uma da outra e compreender que uma boa relação entre professor e aluno é indispensável, pois o aprendizado torna-se mais eficiente e passa a existir maior comprometimento entre ambas as partes. |
Abstract: | The evaluation of learning should be part of the progress and growth of learners and not be a weapon of torture or punishment. With this, the purpose of this discussion is to provoke a reflection on evaluation, especially on the part of the teacher. The objective of this study is to analyze the evaluation practices of three teachers of the fourth year of elementary education, at the Manoel de Paula Menezes Lima Municipal School, located in the city of Lagarto, Sergipe. The methodological approach is the qualitative one with a case study, with the interview and observation as instruments of data collection. For this study, we have the theoretical contribution of Berger (2002), Haydt (1997, 2008), Hoffmann (1994, 2000), Gil (2008), Libâneo (1994) and Luckesi (2001). In the data analysis, it was noticed that the investigated teachers use the test as the main evaluation tool and define the evaluation as a continuous process that must occur throughout the teaching process. By means of the results, we can conclude that the evaluation is still focused on the classification, having the note as the main aspect. The knowledge acquired during the study led me to associate theory with practice, to realize that both are complements to each other and to understand that a good relationship between teacher and student is indispensable, since learning becomes more efficient and becomes commitment between both parties. |
Keywords: | Ensino-aprendizagem Concepções de professores Práticas avaliativas Educação Avaliação educacional Teaching-learning Conceptions of teachers Evaluation practices |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Institution: | UFS |
Department: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
Citation: | SANTOS, Nayra Regina Andrade. Avaliação da aprendizagem escolar : práticas avaliativas desenvolvidas por professores no/do ensino fundamental. 2018. 57 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana,SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11933 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nayra_Regina_Andrade_Santos.pdf | 670,04 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.