Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11936
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | O ensino léxico-semântico de advérbios : literatura e games no ensino fundamental II |
Autor : | Santana, José Barbosa |
Fecha de publicación : | 20-dic-2018 |
Director(a): | Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves |
Resumen: | A proposta desse trabalho está voltada para o ensino da língua portuguesa, no que se refere aos estudos gramaticais, sendo a literatura o instrumento definitivo para a elaboração de um jogo eletrônico que, posteriormente, pretendemos que seja disponibilizado em forma de aplicativos de celulares e computadores. Nosso tema busca o ensino funcional de advérbios, com base em princípios léxico-semânticos de sinonímia e antonímia (MOURA; CAMBRUSSI, 2018), para alunos da educação básica. Nossa amostra populacional está delimitada no 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede pública estadual do município de Boquim, Estado de Sergipe. O nosso objetivo é a construção de um game (GEE, 2003), tendo por figura o conto “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles, para que os alunos possam reconstruir as bases adverbiais tendo em conta os seus significados gerados. Além do trabalho estrutural léxico-semântico (ANTUNES, 2009), o jogo aporta possibilidades de ampliar o repertório linguístico auxiliando, assim, no desenvolvimento da compreensão leitora e nos estudos de cunho gramatical de modo mais contextualizado. Nosso alicerce teórico também contempla Rojo (2012), Xavier (2013) e Leffa (2013), com conteúdos referentes à exploração de multiletramentos e tecnologias computacionais em sala de aula, Antunes (2007) e Bakhtin (2003), no que tange o ensino da língua em um contexto de interação, Travaglia (2006) e Neves (2002), que portam maneiras de ensino gramatical com vistas ao uso e, por fim, Ilari (2008) e Amaral (2016), que tratam da parte relativa à semântica lexical. Temos a perspectiva de que o produto em desenvolvimento traga aos alunos da educação básica, com um todo, oportunidades de interação para que alcancem não só o entendimento de usos da categoria gramatical de advérbios, mas também consigam compreender de modo mais adequado as ideias do texto literário. Dessa forma, em um continuum de compreensão, estaremos favorecendo o assentamento e espraiamento da educação linguística. |
Resumen : | The purpose of this work is to teach the Portuguese language in grammatical studies, and literature is the definitive instrument for the elaboration of an electronic game that we intend to make available in the form of mobile phone and computer applications . Our theme seeks the functional teaching of adverbs, based on lexical-semantic principles of synonymy and antonyms (MOURA; CAMBRUSSI, 2018), for students of basic education. Our population sample is delimited in the 9th year of elementary school II of a state public school in the municipality of Boquim, State of Sergipe. Our goal is to build a game (GEE, 2003), with the story "Come and see the sunset", by Lygia Fagundes Telles, so that the students can reconstruct the adverbial bases taking into account their meanings generated. In addition to the lexical-semantic structural work (ANTUNES, 2009), the game provides possibilities for expanding the linguistic repertoire, thus helping to develop reading comprehension and grammatical studies in a more contextualized way. Our theoretical foundation also includes Red (2012), Xavier (2013) and Leffa (2013), with contents related to the exploration of multiletrations and computational technologies in the classroom, Antunes (2007) and Bakhtin (2003), regarding teaching of the language in a context of interaction, Travaglia (2006) and Neves (2002), who carry ways of grammatical teaching with a view to the use and, finally, Ilari (2008) and Amaral (2016), dealing with the part related to semantics lexical. We have the prospect that the product in development will bring to the students of basic education, with a whole, opportunities of interaction so that they reach not only the understanding of uses of the grammar category of adverbs, but also they can better understand the ideas of the text literary. Thus, in a continuum of understanding, we will be favoring the settlement and spreading of language education. |
Palabras clave : | Advérbios Games Léxico Língua Portuguesa Semântica Lexicologia Adverbs Lexicon Portuguese Language Semantics |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citación : | SANTANA, José Barbosa. O ensino léxico-semântico de advérbios: literatura e games no ensino fundamental II. 2018. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11936 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ_BARBOSA_SANTANA.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.