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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11966
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Cooperação entre professores : um estudo descritivo em quatro escolas públicas da rede municipal de Lagarto-Sergipe |
Autor(es): | Silva, Aila Santana de Amorim |
Data do documento: | 28-Fev-2019 |
Orientador: | Schmitz, Heike |
Resumo: | Este estudo objetiva descrever as condições favoráveis para uma cooperação entre professores em âmbito escolar. A cooperação entre professores é vista como estratégia para aumentar a eficácia e eficiência da escola partindo do pressuposto de que a atuação isolada de profissionais da educação oferece menos oportunidades de um acompanhamento orientado no aluno. Por isso, se espera, por meio da cooperação, compensar a divisão em anos escolares e alinhar os esforços dos profissionais para alcançar objetivos de aprendizagem (coletivamente) preestabelecidos. Exige-se uma cooperação entre professores diante de propostas como a progressão continuada, a inclusão de alunos com deficiências, entre outros. Pesquisas revelam que o professor continua a trabalhar isoladamente. Isso criou a inquietação de saber quais as condições favoráveis para que uma cooperação profissional entre professores se estabeleça. Propõe-se especificamente, identificar os motivos da (não) cooperação dos professores em âmbito escolar; sistematizar o agir cooperativo dos professores e identificar as condições favoráveis para a cooperação entre os professores na escola. Para isso, é realizada uma pesquisa descritiva em quatro escolas, na cidade de Lagarto-Sergipe, sendo duas escolas rurais e duas urbanas. Foram aplicados questionários semiabertos com todos os professores e conduzidas entrevistas com a coordenação pedagógica. Os dados a respeito da identificação do trabalho coletivo foram analisados conforme uma tipologia de Hargreaves (1998 apud BOY, 2011) e agrupados conforme a diferenciação de equipes e grupos de trabalho, segundo Robbins (2004). Constatou-se que na maioria dos casos de trabalhos cooperativos identificados trata-se de trabalho em grupo. Em comparação com as escolas urbanas as escolas rurais têm mais cooperação na elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos e as informações são mais acessíveis a todos. Os professores das escolas rurais demonstraram ter maior disponibilidade para cooperar com colegas que os das escolas urbanas. Espera-se que os dados levantados contribuam na atualização do conhecimento a respeito. |
Abstract: | This study aims to describe the favorable conditions for cooperation between teachers at school level. Teacher cooperation is seen as a strategy for increasing school effectiveness and efficiency, based on the assumption that the isolated performance of education professionals offers fewer opportunities for student-oriented coaching. Therefore, it is hoped, through cooperation, to compensate for division in the school years and to align practitioners' efforts to achieve (collectively) pre-established learning goals. Cooperation between teachers is necessary in the face of proposals such as continuous progression, inclusion of students with disabilities etc. Research shows that the teacher continues to work in isolation. This created the concern to know the favorable conditions for professional cooperation between teachers to be established. Specifically, it is proposed to identify the reasons for (non) cooperation of teachers in the school environment; systematize the cooperative action of teachers; and identify favorable conditions for cooperation between school teachers. For this, a descriptive research is conducted in four schools in the city of Lagarto-Sergipe, two rural and two urban. Semi-open questionnaires were applied to all teachers and interviews were conducted with the pedagogical coordination. Data regarding the identification of collective work were analyzed according to a Hargreaves typology (1998 apud BOY, 2011) and grouped according to the differentiation of teams and work groups, according to Robbins (2004). It was found that in most cases of cooperative work identified, it is group work. Compared to urban schools, rural schools have more cooperation in the elaboration of the Pedagogical Political Projects and the information is more accessible to all. Rural school teachers were more likely to cooperate with peers than urban school teachers. The data collected is expected to contribute to the updating of knowledge about them. |
Palavras-chave: | Educação básica Professores Atitudes Cooperação institucional Metodologia de ensino Cooperation Teacher Basic education Lagarto (SE) |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Aila Santana de Amorim. Cooperação entre professores : um estudo descritivo em quatro escolas públicas da rede municipal de Lagarto-Sergipe. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11966 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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