Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12216
Document Type: Artigo
Title: A Teoria da Transposição Didática de Chevallard, Izquierdo e de Mello (CHIM)
Other Titles: The Didactic Transposition Theory of Chevallard, Izquierdo and de Mello (CHIM)
Authors: Mello, Luiz Adolfo de
Resumo : Apresenta-se aqui a versão mais atual da teoria da transposição didática (DT) que engloba e sintetiza a teoria de Chevallard (1991), a Teoria Cognitiva da Ciência (TCC) e Modelos Mentais de Jhonson-Laird (1980). Faz-se uma breve revisão da teoria de Chevallard e se expõe a generalização dessa teoria pelo Autor segundo os trabalhos de Izquierdo-Aymerich (2003). Isto é, propõe-se aqui uma teoria para se estudar a maneira como o conhecimento científico original é traduzido ao conhecimento escolar, ou seja, às teorias e aos modelos didáticos. Isto é, uma teoria para se realizar a analise de como o conhecimento produzido nas ‘esferas acadêmicas’ se modificam, se adaptam, se simplificam e se consolidam como saberes a serem ensinados em sala de aula. Complementando os trabalhos de Chevallard (1982), Brockington (2005) e outros apresentamos as características que definem a razão de um determinado saber estar presente nos livros textos e propomos regras que definam como uma DT deva ocorrer ou ser realizada. Apresentamos a teoria de Brousseau para a transposição didática em sala de aula ou interna, ou seja, o que ele denomina de contrato didático e situação didática.
Abstract: We present the most current version of the theory of didactic transposition that encompasses (synthesizes) Theory of Chevallard (1991), the Cognitive Theory of Science (CTS) and Mental Models of Jhonson-Laird (1980). Is made here a brief review of Chevallard theory and exposes the generalization of this theory by De Mello according to the work of Izquierdo-Aymerich (2003). That is, it is proposed here a theory to study how the original scientific models are transposed to the didactic models. This is to analyze how the knowledge produced in the 'academic spheres' change, adapt, to simplify and consolidate as knowledge to be taught in the classroom. Complementing the work of Chevallard (1982), Brockington (2005) and other we re-present the characteristics that define the reason of a certain knowledge to be present in textbooks and propose rules defining as a DT should occur or be achieved. We present Brousseau's theory for didactic transposition in the classroom or intern, that is, what he calls the didactic contract and didactic situation.
Keywords: Transposição didática
Paradigma científico
Atividade científica escolar
Análise do livro didático
Situação didática
Didactic transposition
Scientific paradigm
School scientific activity
The textbook analysis
Conceptual mapping
Didactic situ
Language: por
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12216
Appears in Collections:DFI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TTDChevallardIzquierdoDeMello.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.