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Tipo de Documento: Monografia
Título : Diferença não é deficiência linguística : o tratamento do rotacismo na fala e na escrita de alunos do ensino fundamental I
Autor : Dida, Kamilla Silva
Fecha de publicación : 10-feb-2015
Director(a): Barreto, Eccia Alécia
Resumen: O rotacismo é um fenômeno fonológico que consiste na neutralização de uma líquida lateral /l/ pela alternância de uma líquida vibrante /r/, mais comuns nos grupos consonantais do tipo CCV, em que C significa “consoante” e V significa “vogal”. Tendo em vista que o ensino de língua portuguesa deve ser pautado nos preceitos de variação linguística (BRASIL, 1998), o presente estudo objetiva verificar a influência da neutralização do traço distintivo do fonema /l/ pelo /r/, da fala para escrita, de alunos do ensino fundamental I de duas escolas públicas da cidade de Ribeirópolis/SE – uma localizada na zona rural, a outra na zona urbana –, para corroborar que diferença linguística não significa “deficiência” e, com isso, verificar como a variação linguística é abordada nas escolas e o grau de monitoramento dos alunos em relação ao uso das variantes trabalhadas, diante de estímulos auditivos e visuais. Apresentamos o fenômeno em estudo a partir de três perspectivas, a saber: dos estudos históricos, fonológicos e sociolinguísticos. Adotamos para presente investigação os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008), além de contribuições teóricas de Faraco (2008), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004) e Mollica (2000; 2012). Os resultados da nossa pesquisa, em dados de fala e de escrita, evidenciam que o rotacismo é uma regra variável que depende do contexto silábico em que ocorre e que está condicionada por fatores sociais, como a localidade geográfica e o sexo. Esses resultados revelam um padrão de realização característico de variação estável para o ambiente de ataque complexo.
Palabras clave : Crianças
Linguagem
Distúrbios da articulação
Língua portuguesa
Português falado
Educação básica
Rotacismo
Variação linguística
Séries iniciais
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma : por
Institución: UFS
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citación : DIDA, Kamilla Silva. Diferença não é deficiência linguística : o tratamento do rotacismo na fala e na escrita de alunos do ensino fundamental I. 2015. 61 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12364
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