Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12454
Document Type: Monografia
Title: Avaliação da aprendizagem e a relação com o saber : um estudo no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Sergipe / Campus Professor Alberto Carvalho
Authors: Santana, Valclislãine Silva
Issue Date: 25-Jul-2019
Advisor: Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Resumo : Esta monografia tem como objetivo geral analisar a relação com o saber e o processo de aprendizagem vivenciado pelos licenciandos do curso de Pedagogia da UFS/Campus Professor Alberto Carvalho, com vistas à identificação das práticas avaliativas aplicadas pelos docentes. Esta investigação justifica-se a partir de inquietações sobre as práticas, haja vista a avaliação ser um processo formativo que precisa ser repensado além do ato de examinar/aprovar/reprovar os estudantes, para não ser classificatório e torne-se um momento de aprendizagem significativa. Trata-se de uma investigação teórico-empírica, de cunho qualitativo quanto à natureza dos dados. O instrumento aplicado foi o balanço do saber, adaptado para a realização desta pesquisa, que se configura como um texto em que os sujeitos descrevem suas aprendizagens e a relação com o saber durante a formação inicial. A população pesquisada contemplou uma turma de 22 universitários do curso de Pedagogia do 9° período. Os dados coletados foram trabalhados à luz da análise textual discursiva e os resultados indicaram que, apesar das mudanças quanto às concepções e às práticas da avaliação da aprendizagem, ainda há alguns docentes adotando medidas seletivas durante o processo de ensino. O ato de avaliar precisa ser (re)pensado como forma de colaborar com a aprendizagem, tornando necessária a relação com o saber para a compreensão de si, do outro e do mundo. Por fim, salienta-se que as práticas docentes aliadas à ressignificação de saberes são fundamentais durante o processo formativo e desenvolve aprendizagens significativas em processos itinerantes de formação.
Abstract: This monograph aims to analyze the relationship with the knowledge and the learning process undergone by the undergraduate students of the Pedagogy course at UFS/Campus Professor Alberto Carvalho, with a view to identifying the evaluation practices applied by teachers. This research is justified by concerns about the practices, since evaluation is a formative process that needs to be rethought beyond the act of examining/approving/disapproving students, it should not be classificatory and become a moment of learning significant. This is a theoretical-empirical research of a qualitative regarding the nature of the data. The instrument applied was the knowledge balance, adapted for the accomplishment of this research, which is configured as a text in which the subjects describe their learning and the relation with the knowledge during the initial formation. The population studied included a group of 22 students from the 9th period of Pedagogy. The collected data were worked in the light of the discursive textual analysis. The results indicated that, despite the changes in the conceptions and practices of learning assessment, there are still some teachers adopting selective measures during the teaching process. The act of evaluating needs to be (re)thought as a way of collaborating with learning, making the relationship with the knowledge necessary to understand oneself, the other and the world. Finally, it is emphasized that the teaching practices associated with the resignification of knowledge are fundamental during the formative process and develops meaningful learning in itinerant processes of formation.
Keywords: Avaliação Educacional
Aprendizagem
Formação de Professores
Ensino superior
Educação
Learning
Teacher training
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: UFS
Department: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citation: SANTANA, Valclislãine Silva. Avaliação da aprendizagem e a relação com o saber : um estudo no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Sergipe / Campus Professor Alberto Carvalho. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12454
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valclislaine_Silva_Santana.pdf974,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.